Ronaldinho Gaúcho, o Bruxo, cansou de dibrar adversários no campo de futebol, então agora ele migrou para o campo da economia! Mas dessa vez ele não está curtindo uma festa com o Will Smith, cantando com o Jorge Vercillo ou tocando atabaque na final da Copa do Mundo. O craque do Barcelona e PSG acaba de lançar sua própria criptomoeda em parceria com a empresa chinesa WSC (World Soccer Coin).
A Ronaldinho Soccer Coin entrou em circulação hoje (24) e já tem grandes objetivos: se tornar a maior moeda do mundo do futebol. Para isso a empresa vai criar uma rede de apostas com a RSC. Com ligas de futebol virtual e esports, fãs de futebol poderão apostar suas moedas do Ronaldinho e ganhar prêmios.
A moeda não é uma piada. A RSC está atrelada a uma nova tecnologia de blockchain, o dBFT. Segundo a empresa que gerencia a moeda, esse sistema tem maior replicabilidade quando comparada ao tradicional Bitcoin. A moeda do Ronaldinho pode realizar até mil transações por segundo. O Bitcoin consegue sete por segundo.
A moeda também faz parte do programa de Ronaldinho de trazer benefícios para a sociedade através do futebol. Com ela ele pretende doar equipamentos para crianças, criar instituições para pessoas com deficiências curtirem o esporte e oferecer academias e escolas para jovens jogadores.