Provando que o Japão está realmente em um outro universo, a Universidade de Inovação de Negócios de Tóquio promoveu a cerimônia de graduação de seus estudantes em meio a pandemia usando robôs e fazendo jus a seu nome.
Com as cerimônias de graduação foram canceladas por conta do surto de coronavírus, a universidade buscou alternativas para que o marco na vida de seus estudantes pudesse ser comemorado de alguma forma.
Para comparecerem ao evento, quatro graduandos participaram de uma espécie de vídeo-chamada em que seus rostos foram exibidos nos robôs chamados de Newme. Além de verem a cerimônia pela câmera, também foi possível controlá-los a distância e ouvir as felicitações da equipe presente. O presidente da universidade, Kenichi Ohmae, entregou os diplomas para os robôs. As informações são do Reuters.
Os robôs Newme são capazes de transmitir vídeo em alta qualidade, e se movem a até 3km/h. A empresa por trás deles, ANA Holdings, espera que a tecnologia possa ser usada para permitir que crianças doentes não percam aulas na escola e também para facilitar o turismo, assistir partidas de esportes, visitar museus e fazer compras, por exemplo.

Os robôs ainda não estão disponíveis para o público e ainda não têm preço definido. Outras informações técnicas podem ser encontradas no site da ANA HD (em inglês).