Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
James Webb, da NASA, encontra evidência de uma estrela de nêutrons em supernova
Ciência e Tecnologia

James Webb, da NASA, encontra evidência de uma estrela de nêutrons em supernova

Efeitos da emissão de alta energia foram detectados em supernova observada pela primeira vez em 1987

Redação NerdBunker
Redação NerdBunker
23.fev.24 às 11h29
Atualizado há cerca de 1 ano
James Webb, da NASA, encontra evidência de uma estrela de nêutrons em supernova
NASA, ESA, CSA, STScI, C. Fransson (Stockholm University), M. Matsuura (Cardiff University), M. J. Barlow (University College London), P. J. Kavanagh (Maynooth University), J. Larsson (KTH Royal Institute of Technology)/Divulgação

O telescópio James Webb, da NASA, encontrou evidências da emissão de uma estrela de nêutron em uma supernova, nome dado à explosão que ocorre na etapa final do ciclo de vida de uma estrela.

A descoberta foi feita na supernova chamada SN 1987A, observada pela primeira vez em 1987. Anteriormente, estudos apresentaram evidências indiretas sobre a presença de uma estrela de nêutron. Porém, agora, os efeitos da emissão de alta energia finalmente foram detectados.

As análises espectrais das imagens captadas pelo telescópio revelam um forte sinal de argônio ionizado, cujos íons exigem fótons altamente energizados para serem formados. Para os cientistas, os cenários mais prováveis envolvem uma estrela de nêutrons recém-nascida. Você pode conferir as imagens abaixo:

James Webb encontra evidência de uma estrela de nêutrons em supernova () Evidência de uma estrela de nêutrons em supernova [NASA, ESA, CSA, STScI, C. Fransson (Stockholm University), M. Matsuura (Cardiff University), M. J. Barlow (University College London), P. J. Kavanagh (Maynooth University), J. Larsson (KTH Royal Institute of Technology)/Divulgação]
Do lado esquerdo, é possível ver a SN 1987A. A imagem na parte de cima do lado direito mostra a luz de um argônio ionizado e a localizada abaixo mostram múltiplos argônios ionizados. Elas formam indícios de alta radiação, que provavelmente vem uma estrela de nêutrons.

Fique de olho por aqui para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

Fonte: NASA.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais