O dublador Guilherme Briggs publicou um vídeo, na última terça-feira (21), comentando sobre a possibilidade de recriação da voz de Isaac Bardavid através de inteligência artificial. O segundo artista mencionado, que se consagrou como versão nacional de Wolverine/Logan/Hugh Jackman por mais de duas décadas, faleceu em fevereiro de 2022.
- Trailer dublado de Deadpool confirma nova voz do Wolverine
- Saiba quem são os dubladores brasileiros de X-Men '97
O assunto ressurge graças a produções como X-Men '97 e Deadpool & Wolverine, que chegam em 2024 com um novo dublador para o mutante com garras de Adamantium. Briggs encheu o falecido amigo de elogios e afirmou que o próprio Bardavid não gostaria de ter a voz recriada por IA como "homenagem".
O intérprete de personagens como Superman, Grinch e Mickey ainda aproveitou a publicação para criticar, de modo geral, o uso desregrado da inteligência artificial na dublagem e a substituição de profissionais vivos.
Confira a fala completa abaixo:
Vale ainda lembrar que, desde o início do ano, dubladores e instituições têm intensificado pedidos pela regulamentação da inteligência artificial no mercado de dublagem. No início de maio, inclusive, o movimento Dublagem Viva anunciou que uma série de empresas aderiu a uma cláusula especial em contratos de trabalho, voltada para a proteção contra o uso de IA no setor.
O atual dublador de Logan, tanto em X-Men '97 quanto em Deadpool & Wolverine, é Luiz Feier Motta. O artista também interpretou o mutante na animação X-Men: Evolution.
Fique de olho por aqui para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fonte: Guilherme Briggs (TikTok)