Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Guilherme Briggs critica pedidos de recriação da voz de Isaac Bardavid por IA
Ciência e Tecnologia

Guilherme Briggs critica pedidos de recriação da voz de Isaac Bardavid por IA

Artista consagrado como versão nacional de Logan por mais de duas décadas faleceu em 2022

Saori Almeida
Saori Almeida
22.mai.24 às 15h11
Atualizado há 11 meses
Guilherme Briggs critica pedidos de recriação da voz de Isaac Bardavid por IA
Marvel/Disney/Reprodução

O dublador Guilherme Briggs publicou um vídeo, na última terça-feira (21), comentando sobre a possibilidade de recriação da voz de Isaac Bardavid através de inteligência artificial. O segundo artista mencionado, que se consagrou como versão nacional de Wolverine/Logan/Hugh Jackman por mais de duas décadas, faleceu em fevereiro de 2022.

O assunto ressurge graças a produções como X-Men '97 e Deadpool & Wolverine, que chegam em 2024 com um novo dublador para o mutante com garras de Adamantium. Briggs encheu o falecido amigo de elogios e afirmou que o próprio Bardavid não gostaria de ter a voz recriada por IA como "homenagem".

O intérprete de personagens como Superman, Grinch e Mickey ainda aproveitou a publicação para criticar, de modo geral, o uso desregrado da inteligência artificial na dublagem e a substituição de profissionais vivos.

Confira a fala completa abaixo:

View post on TikTok

Vale ainda lembrar que, desde o início do ano, dubladores e instituições têm intensificado pedidos pela regulamentação da inteligência artificial no mercado de dublagem. No início de maio, inclusive, o movimento Dublagem Viva anunciou que uma série de empresas aderiu a uma cláusula especial em contratos de trabalho, voltada para a proteção contra o uso de IA no setor.

O atual dublador de Logan, tanto em X-Men '97 quanto em Deadpool & Wolverine, é Luiz Feier Motta. O artista também interpretou o mutante na animação X-Men: Evolution.

Fique de olho por aqui para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

Fonte: Guilherme Briggs (TikTok)

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast