Por mais que os atrasos de Os Ventos do Inverno, próximo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, já fossem esperados, é difícil lidar com a ansiedade de saber o que acontece no universo criado por George R. R. Martin.
Um engenheiro de softwares chamado Zack Thoutt conseguiu uma solução que pode ser um pouco melhor que xingar muito o autor no Twitter: criar uma Rede Neural Recorrente para analisar os livros já lançados e criar sua própria versão de Os Ventos do Inverno.
A inteligência artificial já criou pelo menos cinco capítulos (que podem ser lidos no GitHub) nos quais ela "previu" situações como Jaime Lannister matando a própria irmã e Daenerys sendo envenenada por Varys, além de criar seu próprio personagem, chamado "Greenbeard".
Segundo Thoutt, em entrevista ao Motherboard:
Eu sou um grande fã de Game of Thrones, os livros e a série. Eu já tinha trabalhado com Redes Neurais Recorrentes um pouco em aulas e pensei em dar uma chance para trabalhar com os livros.
Atualmente, Thoutt está trabalhando em melhorar a "memória" da rede neural, para fazer com que ela leve em consideração eventos dos livros anteriores, como personagens que já morreram.
Claro que nenhuma das situações criadas pela rede neural é considerada cânone na série de livros de George R. R. Martin, mas parece um jeito divertido para passar o tempo enquanto o autor não publica sua nova obra.