Em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas é normal que diversas marcas e lojas usem as redes sociais para conseguir engajamento dos consumidores ou mesmo fazer promoções temáticas. Neste ano, talvez isso não seja mais possível, a menos que as empresas paguem por isso.
Em uma carta obtida pela ESPN, o Comitê Olímpico Americano determinou que
Entidades comerciais não podem postar sobre as competições ou os jogos em suas contas corporativas de redes sociais. Essa restrição inclui o uso de marcas registradas em hashtags, tais como #Rio2016 ou #TeamUSA.
De acordo com a ESPN, a carta também especifica que qualquer empresa cuja missão primária não for mídia, está proibida de usar quaisquer imagens tiradas nas Olimpíadas, compartilhar ou mesmo repostar qualquer coisa da conta oficial das Olimpíadas! Isso quer dizer que se uma marca ou empresa que não patrocina o evento compartilhar um post no Facebook ou mesmo um mero retweet pode ser considerado uma infração.
Essa regra pode ser especialmente problemática para marcas que estão patrocinando atletas específicos, mas não a competição. Se isso começar a ser implementado em outras competições, é possível que os atletas recebam ainda menos patrocínios por conta da falta de visibilidade que as marcas receberiam.