Quando uma obra que já possui diversos fãs ganha uma nova adaptação, tal projeto chega carregado de expectativas, e não foi diferente com Solo Leveling.
- Saiba onde continuar lendo Solo Leveling no manhwa
- Lazarus e mais! 13 recomendações de animes da Temporada de Primavera 2025
Produzido pela A-1 Pictures, o anime inspirado na história de Chugong teve uma primeira temporada regular no primeiro semestre de 2024, mas, assim como seu protagonista, subiu de nível no segundo ano, disponível na Crunchyroll.
Nova fase de Sung Jin-woo
Em um mundo ameaçado por portais repletos de criaturas assustadoras, o caçador Sung Jin-woo, considerado o “mais fraco do mundo”, sobrevive de forma milagrosa a um ataque e adquire a habilidade de evoluir de poder, algo raro nesta realidade.
Com esse pano de fundo, a segunda temporada de Solo Leveling acerta ao progredir tanto a jornada física de Jin-woo quanto o mundo ao redor e a percepção que o próprio protagonista tem das coisas.
Afinal, quando um jovem tão fraco de repente se torna um dos maiores caçadores da Coreia, isso chama a atenção de pessoas que querem usar tal poder e influência a seu favor.
Logo, diferente da primeira temporada, que parecia mais rasa em termos de narrativa, o segundo ano do anime começou a aprofundar uma construção de mundo, em que guildas, presidentes e caçadores de outros países lutam muitas vezes não só com os punhos, mas também com a influência que possuem.
O próprio Jin-woo, na verdade, percebe que outras pessoas começam a se espelhar nele, com esperanças de um dia serem tão importantes, exatamente como ele próprio sonhava lá no começo da história. Essa fase de “mentor” do protagonista fica pelo caminho ao longo da temporada, mas não deixa de ser um aceno de uma evolução que vai além do talento para matar monstros nas dungeons.
Arco da Ilha Jeju
Para encerrar a segunda temporada de Solo Leveling, que começou com um filme e recebeu o subtítulo de Ergam-se das Sombras, a escolha foi a adaptação do arco da Ilha Jeju, um dos mais interessantes do manhwa.
O foco aqui é na citada ilha, que faz parte do território da Coreia do Sul, e está infestada por monstros em forma de formigas. O local já foi palco da derrota dos caçadores anteriormente, e uma nova investida é planejada, dessa vez com a participação de caçadores do Japão.
Em termos narrativos, a Ilha Jeju ajuda Solo Leveling a subir mais um degrau, no sentido de mostrar como os caçadores de outros países se comportam, especialmente do Japão, um país com o qual a Coreia não tem uma convivência muito amigável. Em comparação com a história escrita, tal relação conturbada chega a ser amenizada, mas nunca escondida totalmente - um ponto positivo para a adaptação, já que havia um receio de como a índole de certos personagens seria demonstrada por uma equipe majoritariamente japonesa.
Enquanto a leitura do manhwa leva a questionamentos mais políticos, a Ilha Jeju da 2ª temporada de Solo Leveling também entrega algumas batalhas aguardadas, especialmente de Sung Jin-woo contra o líder das formigas, que eventualmente é chamado de Beru. Tal embate acontece no penúltimo episódio da temporada, que soa mais como o capítulo final.

Com um perigo iminente da morte dos maiores caçadores da Coreia, Jin-woo aparece como um sopro de esperança, centrado na missão que precisa cumprir, e forte de uma maneira que faz todo fã de shonen suspirar. E a boa animação da A-1 Pictures acompanha a tensão do momento, ao entregar uma das melhores batalhas da Temporada de Inverno dos Animes de 2025. Usando movimentos fluídos, cores e trilha sonora em conjunto, o anime representa uma verdadeira dança, em que Jin-woo é o cruel maestro.
Já o último capítulo da temporada em si chega quase como um epílogo, apenas encerrando algumas últimas pontas soltas, e abrindo caminhos para o futuro, deixando indicações do que Jin-woo fará agora que seu poder é conhecido não somente por todas as guildas, mas também pelo público geral, já que parte da batalha da Ilha Jeju foi transmitida em rede nacional para toda a Coreia.
A terceira temporada de Solo Leveling ainda não foi anunciada, o que deve acontecer em breve, mas o que fica por hora é um sentimento positivo de que o fã que passou pela regular primeira temporada foi recompensado por um segundo ano com mais história para contar e uma excelência visual atingida por poucos animes atualmente. Agora é aguardar até onde o anime, e seu protagonista, são capazes de evoluir.
As duas temporadas de Solo Leveling estão no catálogo da Crunchyroll. Já o manhwa está disponível no Brasil pela Panini.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.