A franquia Pokémon completa 29 anos de idade (pois é, estamos velhos) neste 27 de fevereiro, colecionando muitos jogos e animações que marcaram a indústria desde a década de 1990.
- Onde assistir às temporadas de Pokémon no streaming
- Os 5 melhores jogos de Pokémon, segundo a crítica
- Confira 5 jogos de Pokémon que são gratuitos para jogar
Dividido em arcos, o anime é justamente um dos carros-chefes do universo da Pokémon Company e apresenta 27 temporadas — com mais de 1.300 episódios exibidos! —, sendo atualizado com novos capítulos até hoje.
Entre tantos episódios, o protagonista Ash Ketchum fez várias aparições marcantes em Ligas Pokémon, com direito até a levantar a taça de primeiro lugar e soltar o grito de: "É campeão!".
Então, aproveitando o embalo do Pokémon Day que é comemorado no aniversário da franquia, relembramos as participações mais marcantes do personagem em competições. Confira logo abaixo:
8 - Liga Índigo (Kanto) — Top 16

No episódio 81 de Pokémon: Liga Índigo, a primeira temporada do anime, Ash se inscreve e tenta avançar na Liga Índigo.
Ele chega até as oitavas de final (ou seja, o Top 16) do torneio, quando precisa enfrentar Ritchie, um treinador com quem nutre uma rivalidade — e que, curiosamente, também usa um Pikachu.
Ash opta por usar Charizard na batalha, apesar de ter tido problemas para controlá-lo em lutas anteriores. Só que o Pokémon de fogo acaba não obedecendo seu treinador e simplesmente se recusa a lutar, causando a derrota do protagonista.
7 - Liga Johto — Top 8

A segunda tentativa de Ash de vencer um campeonato acontece em Pokémon: A Jornada Johto, a terceira temporada do anime.
O garoto chegou até as quartas de final (ou seja, o Top 8) da Liga Johto, também conhecida como Conferência de Prata, e conseguiu derrotar seu arquirrival, Gary Carvalho, no caminho. Mas foi vencido por Harrison, outro treinador forte da região de Hoenn.
Ash e Harrison travam uma luta acirrada, que é decidida num embate final entre Charizard — que, agora, o obedeceu! — e outro Pokémon de fogo, o Blaziken.
6 - Liga Hoenn — Top 8

Já em Pokémon: Batalha Avançada, a oitava temporada do anime, Ash testa as habilidades como treinador na Liga da região Hoenn — também conhecida como Conferência de Ever Grande — e acaba sendo derrotado nas quartas de final (Top 8) mais uma vez.
Ash enfrenta um treinador chamado Tyson, que colocou um Meowth (de chapéu, diga-se de passagem) para batalhar contra o amado Pikachu. O monstrinho elétrico, infelizmente, é derrotado após uma luta com muitas cenas emocionantes.
5 - Liga Sinnoh — Top 4

A tentativa na Liga Sinnoh acontece na 13ª temporada, intitulada Pokémon: Diamond e Pearl: Vencedores da Liga Sinnoh, em que Ash apresenta um ótimo desempenho e impressiona os outros treinadores — chegando às semifinais pela primeira vez.
O garoto é derrotado por Tobias, quem eventualmente se torna o campeão do torneio com uma equipe poderosa, encabeçada pelos Pokémon Latios e Darkrai.
Ash e Tobias travam uma luta acirrada, com Pikachu dando seu máximo para derrotar Latios. No entanto, o monstrinho elétrico usa todas as forças que possui e acaba sendo nocauteado ao mesmo tempo. Com isso, o protagonista perde a batalha por não ter nenhum Pokémon restante na equipe.
4 - Liga Unova — Top 8

A participação de Ash na Liga Unova acontece em Pokémon: Black & White: Aventuras em Unova, a 16ª temporada do anime, e foi um tanto… decepcionante para os fãs.
Isso porque Ash volta a estagnar nas quartas de final (Top 8) de uma competição, quando Pikachu é derrotado pelo Lucario de Cameron, um treinador que comete erros estratégicos e leva apenas cinco Pokémon (em vez de seis) para a batalha. Ou seja, o garoto desperdiça a vantagem de ter um monstrinho a mais na batalha.
3 - Liga Kalos — Top 2

Ash se redime da derrota decepcionante em Unova com uma performance monstruosa na Liga Kalos, na 19ª temporada da animação, intitulada Pokémon: XYZ.
O garoto finalmente chega à decisão final de uma liga, mas acaba com o segundo lugar após uma das lutas mais emocionantes do anime, contra o treinador Alain.
Ash fica muito perto da vitória, mas seu Greninja é derrotado pelo poderoso Mega Charizard X — uma das formas de Mega Evolução que é introduzida em Pokémon X & Y — de Alain.
2 - Liga Alola — Vencedor

A primeira (e suada) vitória de Ash em uma Liga Pokémon acaba sendo na região Alola, o que acontece na 22ª temporada, intitulada Pokémon: Sol e Lua: Ultra Lendas.
A batalha que rende o primeiro lugar ao protagonista é contra o treinador Gladion, e ambos apostam tudo em um Lycanroc. Só que Ash usa o Pokémon na Forma Crepúsculo, enquanto o rival usa na Forma Noturna, o que resultou em sua vitória.
Assim, essa é a primeira vez que o personagem vence uma liga regional!
1 - Torneio dos Oito Mestres (Mundial) – Vencedor

Mas é em Pokémon: Jornadas Supremas, a 25ª temporada do anime, que Ash finalmente realiza o sonho de se tornar o melhor treinador do mundo.
Na reta final da temporada, é dado o início ao Torneio dos Oito Mestres, que reúne os oito campeões das ligas regionais: Leon (de Galar), Steven (de Hoenn), Cíntia (de Sinnoh), Lance (de Kanto e Johto), Diantha (de Kalos), Alain (também de Kalos), Iris (de Unova) e Ash (de Alola).
O protagonista, com a ajuda de seu fiel escudeiro Pikachu, chega até a batalha final contra o poderoso (e ainda invicto) Leon, num confronto que dura quatro episódios ao todo. Ao derrotar o Charizard do campeão de Galar, Ash vence o torneio e se torna um campeão mundial!
O feito acontece após 25 anos da exibição do primeiro episódio de Pokémon.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.