A ligação entre o Brasil e o Japão segue cada vez mais forte. Além do anúncio de Mangaká de Favela, que dividiu opiniões, outra obra está chamando a atenção por ter uma personagem brasileira.
Com um episódio já lançado na Crunchyroll, Narenare: Cheer for You! apresenta Anna Aveiro Nakamura dos Santos Moreira Cuccittini, uma jovem empolgada que carrega as cores do Brasil e leva um pouco do “ar caloroso” do nosso país para uma escola do Japão. Mas será que essa mistura deu certo?
Qual é a história de Narenare: Cheer for You?

Antes de tudo, vamos explicar a história do anime. Criação original (ou seja, sem ser uma adaptação de mangá), Narenare: Cheer for You! segue a história de seis garotas do ensino médio, que são muito diferentes entre si, mas acabam se unindo por um desejo em comum: formar um time de animadoras de torcida.
Nesse contexto, há personagens com alguns traumas por acontecimentos do passado dentro da modalidade, outras que estão lutando com problemas potencialmente graves, e algumas tentando se adaptar à uma nova vida, como a brasileira Anna Aveiro.
Ficha técnica de Narenare: Cheer for You!

O anime é produzido pela DMM.com (Blue Period, Skip and Loafer) e animado pela P.A. Works (Skip and Loafer, Buddy Daddies). Kôdai Kakimoto (BanG Dream!) assina a direção e vale comentar um detalhe interessante sobre a voz original da personagem brasileira.
A responsável pela voz em japonês de Anna Aveiro é Larissa Tago Takeda. A mãe de Larissa é brasileira e seu pai tem origem brasileira-japonesa de terceira geração. A jovem nasceu no Japão e é conhecida por outros trabalhos de dublagem, incluindo Pokémon Horizontes (2024), Zom 100 (2023) e Sword Art Online (2021).
Logo, fica claro que a escolha para o papel de Anna tem a ver com sua origem ligada ao Brasil. Durante o primeiro episódio do anime, é possível pegar algumas nuances familiares de pronúncia voltada ao português, especialmente quando a empolgada Anna declama o próprio nome completo.
Português do Brasil ou de Portugal?

Aproveitando o tema, vale pontuar os sobrenomes escolhidos para compor a identificação da personagem, que misturam referências de outros países além do Brasil.
Aveiro e Santos parecem ser um aceno ao jogador de futebol Cristiano Ronaldo, que é português, e tem o nome completo de Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.
Moreira é um nome mais comum no Brasil e, entre os vários jogadores que o possuem, vale citar Ronaldo de Assis Moreira, também conhecido como Ronaldinho Gaúcho (ou Bruxo, para os íntimos).
Cuccittini é um dos sobrenomes mais incomuns de Anna, e também de Lionel Andrés Messi Cuccittini, o argentino Lionel Messi. Já Nakamura não parece ter alguma referência mais direta, soando apenas como a ligação da personagem com o Japão.
Visual e personalidade de Anna Aveiro

Desde a divulgação da primeira prévia do anime, o visual de Anna chamou a atenção justamente por carregar as cores da bandeira brasileira. A garota usa um moletom verde e amarelo, cores que também se repetem em seu cabelo, e os olhos são azuis. Sua chegada é pontuada por uma música que mistura traços de samba e o que soa como um apito de futebol (algo que faz sentido com as várias referências futebolísticas de seu nome).
Durante a estreia, Anna é mostrada como uma pessoa empolgada, que gosta de produzir conteúdo para a internet e sempre está em busca de viralizar com um novo tema. Ela também faz amizade rápido e gosta de demonstrar afeto fisicamente, beijando várias amigas (e pessoas que acabou de conhecer) na bochecha, para espanto de todos os colegas ao redor.
Em alguns momentos, ela parece esquecer palavras em japonês, o que contribui para a construção de que este não é seu idioma natal, e solta até um animado “obrigada” em certa parte do episódio.
Como foi a estreia de Narenare: Cheer for You!

“Cambalhota para frente com full twist” é o nome do primeiro episódio de Narenare: Cheer for You!, e pode ser considerado uma estreia mediana. Inicialmente fica claro que o anime pretende tocar em temas importantes, ao mostrar o trauma de algumas personagens, indicando que a narrativa pode seguir a linha de outras obras de esportes, em que o protagonista precisa superar um problema do passado para atingir todo o potencial.
Ainda dentro de tropos de animes de esportes, o “poder da amizade” parece ter um papel importante na história, já que algumas ligações são feitas já no primeiro capítulo, entre alunas que não possuem nada em comum, inicialmente, mas podem alcançar grandes objetivos se trabalharem juntas. Nada muito inovador, mas com uma execução ok.
Por fim, a brasileira Anna Aveiro Nakamura dos Santos Moreira Cuccittini parece ter conquistado o coração dos fãs, especialmente os brasileiros. Dentro do grupo, ela tem um papel inicial de alívio cômico, com ares da coadjuvante extrovertida que ajudará a protagonista a sair da zona de conforto e superar algum acontecimento passado. Porém, Narenare aposta em alguns flashbacks, o que pode acrescentar mais à história da jovem, talvez até mostrando parte de sua vida no Brasil.
Desde o visual até a personalidade, toda a construção de Anna é baseada em uma visão que outras nações, como o Japão, têm do nosso país. Somos ativos em redes sociais, o que explica a ânsia de Anna em viralizar e, apesar dos tempos atuais não serem dos mais fáceis, muitos ainda enxergam o Brasil como o “país do futebol”. Tal escolha pode gerar um justificado incômodo de parte dos fãs brasileiros, a exemplo do que aconteceu com Mangaká de Favela. Porém, pelo menos em seu primeiro episódio, Narenare: Cheer for You! não teve nenhuma representação ofensiva dos brasileiros através da personagem Anna.
Ainda que um tanto rasa, a criação da garota soa positiva, no que parece ser uma homenagem ao nosso país e suas profundas ligações com o Japão, que estão ainda mais fortes nos últimos anos, com o aumento do apreço pela cultura pop asiática por aqui.
É cedo para dizer se Narenare: Cheer for You! é um anime que vale a pena ser assistido, mas, pelo menos, os fãs brasileiros podem ficar despreocupados com a figura de Anna, que mais arranca risadas sinceras em sua estreia do que alguma preocupação.
O anime está disponível na Crunchyroll. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.