Todos os anos, as temporadas de animes (que acompanham as estações do ano), são repletas de lançamentos, e pode ser difícil acompanhar todas as novidades em todas as plataformas. Por exemplo, um dos animes mais interessantes de 2024 foi Kaiju Nº 8, que chegou ao Brasil pela Crunchyroll, e teve uma primeira temporada regular, com um final interessante - leia mais sobre ela aqui.
- Dubladores de Kaiju Nº 8 falam sobre o conflito de gerações mostrado no anime
- Os 20 animes mais aguardados de 2025: confira os lançamentos!
Agora, a história de Kafka Hibino e da Força de Defesa do Japão chega aos cinemas com o filme Missão de Reconhecimento, que compila a primeira temporada e acrescenta um episódio inédito. Ou quase isso.
Para novos e velhos fãs

Com pouco mais de duas horas de projeção, Kaiju Nº 8: Missão de Reconhecimento tinha a difícil tarefa de resumir uma temporada de 12 episódios, além de mostrar o que o vice-capitão Soshiro Hoshina faz em seu dia de folga. O resultado é um filme que foca mais na apresentação de personagens e cenas de ação, deixando, é claro, alguns momentos do anime regular de fora.
O ponto positivo é que o longa não torna isso um demérito. Está ali tudo o que é necessário para que um novo fã conheça a trama do anime, mas também ficam lacunas para quem curtiu a história assistir ao formato seriado.
Já para quem está familiarizado com a trama, o ponto alto para ir ao cinema são as cenas de ação. Feito pelo estúdio Production I.G, Kaiju Nº 8 pode ter questões narrativas, mas o visual é um dos mais impecáveis de 2024, e tal característica ganha ainda mais força com a imagem e o som de uma sala de projeção.
A escolha sobre onde e como encerrar o filme pode gerar alguma discussão entre os fãs, mas a impressão que fica é que a equipe de editores preferiu fechar o arco em um momento grandioso, deixando um esperado sentimento de “quero mais” na cabeça de quem está conhecendo a história pelo longa.
Se isso vai agradar ou não (especialmente quem já conhece a trama), é algo que cada um pode decidir, mas não há como negar que houve um esforço para fazer uma adaptação aos cinemas, de fato, e não apenas enfileirar os episódios.
E o Hoshina?

Pulando para a parte inédita, após apresentar a história principal e terminar deixando os fãs com uma bolha de expectativa sobre o que pode acontecer a seguir, Missão de Reconhecimento baixa as energias e se torna inesperadamente leve, ao mostrar o dia de folga de alguns membros da Força de Defesa do Japão, incluindo o vice-capitão Soshiro Hoshina.
Para quem acompanha animes, essa parte pode até soar como um grande “filler”, ou o famoso “episódio de praia”, em que a trama principal é pausada por um momento, para acrescentar algo mais descompromissado no meio. A parte boa é que o longa faz exatamente isso, mas agrega elementos que tornam o episódio interessante, incluindo um mistério que surge do nada e culmina numa cena que desenvolve mais a relação da Força de Defesa com os habitantes da cidade.
Se na primeira temporada de Kaiju Nº 8 grande parte da reclamação foi o pouco desenvolvimento do mundo ao redor do protagonista, são momentos assim que ajudam a evoluir a história como um todo, mostrando outros lados da comunidade e dos próprios personagens, incluindo o vice-capitão. É um trecho que pode ser facilmente subestimado por quem só aprecia as lutinhas, mas que merece uma dose de carinho por parte do público.
Assim, Kaiju Nº 8: Missão de Reconhecimento termina como uma boa adição ao universo da série, e também um momento interessante para voltar a este universo antes da estreia da segunda temporada regular do anime, que chega ainda em 2025. Para quem está com saudades de Kafka e cia., vale a ida ao cinema.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.