YouTube afirma não ter encontrado o Desafio Momo na plataforma para crianças

Empresa já tinha desmonetizado todos os vídeos sobre o assunto no YouTube convencional

Redação NerdBunker Publicado por Redação NerdBunker
YouTube afirma não ter encontrado o Desafio Momo na plataforma para crianças

Há alguns meses, começaram a circular nas redes sociais rumores sobre um suposto “Momo Challenge”, um desafio que diziam acontecer no WhatsApp e que incentivava atos extremos como automutilação e suicídio em pessoas crianças e adolescentes. O desafio é uma farsa que circula na internet que tinha como principal intenção roubar informações pessoais e extorquir pessoas. A personagem, na verdade, foi criada a partir de uma foto de uma escultura de um artista plástico japonês e tem olhos esbugalhados, um sorriso sinistro e corpo de ave.

Em 1º de março, o YouTube anunciou que tiraria todas as propagandas de vídeos sobre o assunto, mas isso não impediu que pais do mundo inteiro continuassem em pânico com a ideia de os filhos serem expostos ao conteúdo.

Agora, segundo uma reportagem da revista Crescer, a personagem estaria aparecendo também em vídeos do YouTube Kids, a plataforma voltada para crianças de até 13 anos. A informação foi negada pelo YouTube em suas redes sociais:

Vídeos incentivando suicídio e autoagressão são contra as regras da plataforma, mas vídeos contendo imagens simplesmente imagens da Momo ou falando sobre a polêmica ainda podem estar no site, apesar de não estarem presentes nos vídeos curados para o YouTube Kids

Em entrevista à Crescer, Cauã Taborda, gerente de comunicação do YouTube na América Latina, declarou:

Barrar todas as imagens desse tipo do YouTube resultaria também em retirar conteúdos jornalísticos, como a própria matéria da CRESCER, caso estivesse na plataforma, além de vídeos explicativos e tantas outras abordagens, que não são nocivas e falam sobre a Momo. Seria não respeitar a liberdade de expressão das pessoas.

Ele também deu uma explicação de como algumas crianças podem ter chegado aos vídeos assustadores:

As pessoas confundem o que é o Yotube Kids e o que é o YouTube convencional. Se um adulto estiver logado na sua conta do Youtube convencional e procurar por “Momo”, poderá, sim, encontrar vários vídeos em que ela aparece. O mesmo poderá acontecer com a criança, caso pegue o tablet ou o celular dos pais, com os apps logados na conta deles.

Caso você se depare com algum conteúdo sobre a Momo, é possível denunciar no próprio YouTube no botão de três pontinhos que aparece no canto superior direito do vídeo. E, caso receba algum clipe do desafio em qualquer rede social, não compartilhe.