Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Xbox não vai abandonar o Series S, garante Phil Spencer
Games

Xbox não vai abandonar o Series S, garante Phil Spencer

Mesmo com situações polêmicas, como o caso de Baldur's Gate, console mais fraco não ficará para trás

Arthur Eloi
Arthur Eloi
25.ago.23 às 11h59
Atualizado há quase 2 anos
Xbox não vai abandonar o Series S, garante Phil Spencer
Xbox/Divulgação

Com preço e hardware inferior ao Xbox Series X, o Xbox Series S se tornou um frequente ponto de discussão entre desenvolvedores e fãs, dado a crença de que suas especificações podem estar impedindo jogos de atingirem todo o potencial da nova geração.

Phil Spencer, o chefão da Xbox, ainda não está pronto para abrir mão do pequeno console, mesmo que a plataforma tenha sido um empecilho para a chegada de Baldur’s Gate 3 aos consoles da Microsoft.

Falando sobre a situação, que se resolveu quando a desenvolvedora Larian Studios recebeu autorização para cortar um modo da versão de Series S, Spencer afirmou ao Eurogamer que a empresa está aprendendo lições com casos do tipo:

O S foi especialmente planejado com semelhanças ao X, ainda que tenha pontos em que buscamos performances diferentes. Estamos coletando feedback das desenvolvedores, incluindo a Larian. Me encontrei com eles hoje para discutir e estou confiante de que vamos encontrar boas soluções e aprender.

Para esclarecer, a Microsoft tem como exigência que as versões de Series X e Series S tenham todos os mesmos recursos, mesmo que com opções gráficas e performances drasticamente diferentes. Essa paridade é obrigatória para todo jogo que queira ser lançado no console, ou seja, um desenvolvedor não pode lançar uma versão “capada” em modos de jogo e conteúdo para o console mais acessível.

Ainda assim, Phil Spencer foi enfático de que o Series S segue importante para a Microsoft, e que os consumidores têm expectativas alinhadas de que um console mais barato não terá todas as funções que o irmão mais caro:

Não vejo um mundo em que vamos abandonar o Series S. Ninguém de nós ou da Larian afirmou que o problema [de Baldur’s Gate 3] tinha a ver com paridade, isso é apenas discussões da comunidade. Há vários recursos disponíveis no X que não são lançados para o S, até mesmo nos nossos jogos. Ray-tracing, por exemplo, é algo que funciona no X mas nem sempre no S.

Os consumidores do S pagaram pouco menos do que a metade do valor do X, logo eles entendem que as coisas não vão rodar do mesmo jeito.

Mais situações do tipo devem se repetir no futuro, especialmente ao ritmo que a geração avança e os jogos se tornam mais exigentes. Seja como for, não espere que o Series S seja deixado para trás pela Microsoft.

Quanto à situação toda de Baldur’s Gate 3, o RPG mais queridinho do momento deve chegar aos consoles Xbox — Series X e Series S — ainda esse ano, segundo o estúdio. A versão de PlayStation 5 também está confirmada.

Fonte: Eurogamer (via VGC)

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais