Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Vin Diesel e The Rock: entenda a treta dos astros de Velozes e Furiosos
Filmes

Vin Diesel e The Rock: entenda a treta dos astros de Velozes e Furiosos

A família pode até ser unida, mas só há espaço para um careca fortão

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
06.jan.25 às 15h15
Atualizado há 3 meses
Vin Diesel e The Rock: entenda a treta dos astros de Velozes e Furiosos
Crédito: Universal/Divulgação

Essa família é muito unida, mas também muito ouriçada. Em 10 filmes, 12 anos, 1 derivado e muitas explosões, a saga Velozes e Furiosos trouxe diversão em alta velocidade aos cinemas com um forte senso de comunidade entre os heróis da ficção. Mas o espírito coletivo nem sempre refletiu o que ocorria por trás das câmeras, já que uma treta pesada abalou as estruturas da franquia, pequena demais para dois carecas fortões.

Intérpretes de Dom Toretto e Luke Hobbs, Vin Diesel e Dwayne Johnson, o The Rock, tornaram-se a cara da franquia durante bons anos, mas se estranharam em um longo desentendimento que envolveu até colegas de elenco e segue rendendo até hoje. E como a gente também ama uma fofoca, o Nerdbunker recapitulou a batalha até um inesperado plot twist que deixará muitos fãs felizes.

O início de um sonho

Lançado em 2001, o primeiro Velozes e Furiosos trouxe com sucesso a combinação de porradaria e carros tunados. O longa ganhou um monte de sequências, cada uma com mais nomes de peso se juntando ao numeroso elenco. Em 2011, foi a vez de The Rock, entrar para a família como o agente especial Luke Hobbs em Velozes e Furiosos 5. O fortão retornou para Velozes e Furiosos 6 (2013), Velozes e Furiosos 7 (2015) e Velozes e Furiosos 8 (2017), que foi justo onde a amizade começou a degringolar.

Vin Diesel e The Rock em cena de Velozes e Furiosos 5 (Crédito: Universal/Divulgação)

Família que briga unida…

Em 2016, durante o período de gravações de Velozes 8, Johnson fez um post no Instagram (hoje apagado) criticando o comportamento de colegas de elenco do filme. Mesmo sem citar nenhum nome, os fãs entenderam que o recado era uma indireta diretíssima para Vin Diesel. The Rock escreveu (via People):

“Nenhuma franquia faz meu sangue ferver como essa. Minhas colegas de elenco são fantásticas e eu adoro elas. Meus colegas homens, no entanto, são diferentes. Alguns assumem uma boa conduta e são verdadeiros profissionais, mas outros não. Os que não se comportam são muito cagões para fazer qualquer coisa. São c*zões.”

A mensagem foi respondida de forma aberta por Vin Diesel só em 2017, quando o intérprete de Dom Toretto falou sobre o suposto conflito em entrevista ao USA Today. Diesel disse:

“As pessoas não entendem que nós somos próximos de uma maneira meio esquisita. Algumas coisas extrapolaram de proporção. Certamente não era a intenção dele. Sei que ele é grato pelo quanto eu me esforço por essa franquia. Na minha casa, ele é o tio Dwayne. [...] Nem sempre é fácil ser um alfa. E no nosso caso, somos dois alfas. Isso muitas vezes é um pé no saco.”

…Permanece unida.

Velozes e Furiosos 8 chegou aos cinemas em abril de 2017, fechando uma passagem exitosa pelas telonas com a bilheteria global de US$ 1,2 bilhão. Os fãs mais atentos, no entanto, perceberam que Vin Diesel e Dwayne Johnson não apareceram mais juntos em nenhuma cena.

Diesel e The Rock mal contracenam em Velozes 8 (Crédito: Universal/Divulgação)

The Rock revelou, em entrevista ao Rolling Stone, que teve uma longa conversa com Vin Diesel durante as gravações, inclusive indicando que o problema entre os dois seria mesmo a convivência. O astro também deixou dúvidas se voltaria à franquia:

“Vin e eu tivemos conversas, inclusive um encontro cara a cara no meu trailer. O que percebi é que temos diferenças enormes de filosofia e como encaramos filmagens e colaborações. Demorou, mas sou grato por hoje ter essa clareza, caso trabalhemos juntos novamente ou não.”

A solução encontrada para que Johnson, então em plena ascensão da carreira com longas como Moana (2016), Jumanji (2017), Rampage (2018) e mais, continuasse na franquia foi o derivado Hobbs & Shaw, que viria em 2019, mas não sem uma dose própria de drama.

No meio da pista, havia um Tyrese

Quem não ficou satisfeito com The Rock ganhar um derivado (ao lado do mercenário Shaw, de Jason Statham) foi Tyrese Gibson. O intérprete do Roman chegou à saga em Mais Velozes e Mais Furiosos (2003) e desceu a lenha em Dwayne Johnson por julgar que as filmagens de Hobbs & Shaw atrasaram o lançamento de um nono Velozes e Furiosos.

Em post no Instagram, Tyrese escreveu:

“Diversidade, amor, muitas gerações e etnias unidas em uma só corrida: a família Velozes… até o Dwayne aparecer. Acho que todo esse tempo o problema é que ele não era o único cara no pôster. Quem diria, sonhos acontecem. Parabéns The Rock e Hiram Garcia [produtor de Hobbs & Shaw e amigo de Dwayne Johnson], você são incríveis e conseguiram destruir nossa família. Tentei avisar, mas acharam que eu estava de sacanagem. Eu só lutei para manter nossa família unida, porque é isso que nos torna grandes. Ninguém parte em voos solo. Aguentei esse palhaço por anos. Mesmo que eles oferecessem, você não precisava aceitar um filme do Hobbs.”

Com ou sem a aprovação de Tyrese, Hobbs & Shaw saiu em agosto de 2019, enquanto Vin Diesel e família preparavam a próxima aventura nas pistas. Velozes e Furiosos 9 chegou em 2021, sem Dwayne Johnson.

Watch on YouTube

Uma oferta de paz?

Em 7 de novembro de 2021, meses depois do lançamento de Velozes e Furiosos 9, Vin Diesel apelou para a FAMÍLIA em um post no Instagram convocando Dwayne para uma última aventura. O astro invocou até a memória de Paul Walker, antigo astro da franquia que morreu em 2013, para convencer The Rock a retornar. Em post no Instagram (pra variar), Diesel escreveu:

“Meu irmãozinho Dwayne. É chegada a hora. O mundo aguarda o final de Velozes 10. Como você sabe, aqui em casa os meus filhos te chamam de Tio Dwayne. Não tem um feriado em que eles não queiram falar com você, mas a hora chegou. Nosso legado aguarda. Eu te contei, anos atrás, que cumpriria minha promessa ao Pablo [Paul Walker]. Jurei que entregaremos o melhor final possível para a saga no décimo filme. Digo isso com amor, mas você precisa aparecer. Não deixe a franquia de lado. Você tem um papel muito importante. Hobbs não pode ser vivido por mais ninguém. Espero que você reconheça essa importância e cumpra o seu destino.”

Mesmo com a emocionada oferta de paz, a mensagem não comoveu Dwayne Johnson, que teceu críticas ao tom da postagem e à lembrança de Paul Walker. Em dezembro, Johnson falou em entrevista ao CNN, na qual se disse surpreso com a postagem e condenou o tom do ex-colega:

“Em junho passado, Vin e eu conversamos pelas redes sociais. Eu falei direta e privadamente que não queria retornar à franquia. Eu fui firme, mas cordial, e disse que sempre daria total apoio ao elenco e à franquia, mesmo que não haja chance de um retorno. [...] Esse post é um exemplo da manipulação de Vin. Não gostei de ele ter mencionado os filhos, nem a morte de Paul Walker. Deixe eles fora disso. Nós conversamos meses atrás e deixamos as coisas muito claras.”

Vin Diesel lembrou promessa a Paul Walker em apelo a The Rock para Velozes e Furiosos (Crédito: Universal/Divulgação)

Família vence

Quem assistiu a Velozes e Furiosos 10 teve um motivo especial para ficar na sessão até o fim dos créditos. Depois de muitas farpas e posts no Instagram, o Luke Hobbs de Dwayne Johnson está oficialmente de volta à série principal da saga, retornando à família de Dominic Toretto (saiba o que acontece na cena).

Ao que parece, The Rock e Vin Diesel deixaram mesmo as diferenças de lado para entregar um fim maneiro à saga, cortesia do diretor do filme, Louis Leterrier. Falando ao Hollywood Reporter, ele detalhou como conseguiu unir os dois fortões pelo bem comum:

“O tratado de paz foi um pouco culpa minha. Culpa nossa [risos]. No fim das contas, o filme falou mais alto. Eu não conhecia pessoalmente o Dwayne, mas entrei em contato com a equipe dele. Nós todos nos olhamos e na hora veio a sensação de que deveríamos trabalhar juntos. Foi aí que tive a ideia e apresentei ao estúdio e aos produtores. Nós convidamos o Dwayne e sua equipe para assistirem ao filme. Eles precisavam, primeiro, amar o filme. Ele então veio e adorou nosso trabalho. Foi aí que as conversas engataram. Foi tudo muito tranquilo e, como fã, eu sinceramente não via como seguir a franquia sem o Dwayne.”

Uma outra indicação de que, ao menos aparentemente, Diesel e Johnson estão, no mínimo, se falando novamente veio no Globo de Ouro de 2025, quando o intérprete do Dom Toretto fez questão de mandar um salve ao colega no meio da apresentação de um dos prêmios da noite (saiba mais aqui).

Aos fãs, resta torcer que a nova amizade entre a dupla se mantenha para as filmagens do décimo-primeiro Velozes e Furiosos, que deve marcar o fim da saga principal. Por enquanto, você confere Dom Toretto e companhia nos streamings. Velozes e Furiosos 10, com Vin Diesel e a volta de The Rock, está disponível no Prime Video.

Siga também de olho no Nerdbunker para as novidades mais velozes e furiosas da cultura pop.

Fontes: People / Rolling Stone / EW / BuzzFeed / THR

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast