Valve removerá restrição de jogos lançados no Steam

A empresa passará a aceitar todo tipo de conteúdo na plataforma, desde que não sejam ilegais

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato
Valve removerá restrição de jogos lançados no Steam

Ultimamente a Valve tem protagonizado uma polêmica ao ameaçar remover jogos do Steam que tenham conteúdo sexual, particularmente aqueles com visual de anime, o que teve uma recepção bastante negativa de diversos jogadores e dos desenvolvedores. Agora, no entanto, a empresa decidiu rever suas regras. Agora eles vão, basicamente, aceitar tudo.

A Valve não terá mais restrições sobre os tipos de games que serão publicados na plataforma, segundo o comunicado oficial. As únicas exceções serão títulos com conteúdo considerado ilegal ou aqueles jogos “trolls”, feitos meramente para irritar e incomodar outras pessoas, sem conteúdo significativo. Confira:

Decidimos voltar para um dos princípios mais importantes que tínhamos quando começamos o Steam, e mais recentemente, conforme trabalhamos no Steam Direct para abrir a loja para muito mais desenvolvedores: a Valve não deveria ser aquela que decide isso. Se você é um jogador, nós não deveríamos escolher para você qual conteúdo você pode ou não comprar. Se você é um desenvolvedor, nós não deveríamos escolher qual conteúdo você tem o direito de criar. Estas escolhas deveriam ser de vocês. Nosso papel deveria ser providenciar sistemas e ferramentas para apoiar seus esforços de fazer estas escolhas, e também ajudá-los a fazer de uma forma que você se sinta confortável.

Esta é uma faca de dois gumes, no entanto. Com esta mudança, o Steam passará aceitar qualquer tipo de conteúdo, inclusive aqueles que o usuário pode considerar ofensivo ou desnecessário, segundo a Valve. Apesar disso, a empresa pretende oferecer formas de garantir que você possa ocultar jogos que prefira não ver:

Nós já temos algumas ferramentas, mas elas são muito escondidas e não compreensíveis o bastante. Vamos permitir que você ignore nosso algorítimo de recomendação e oculte jogos contendo tópicos nos quais você não tem interesse. Então, se você não quer ver jogos de animes em sua loja, você poderá fazer esta escolha. Se você quer mais opções para controlar que tipos de jogos seus filhos veem quando eles entram na loja, você poderá fazer isso. E não apenas jogadores que precisam de ferramentas melhores – desenvolvedores que criam conteúdo controverso não deveriam ter que lidar com assédio só porque seu jogo existe, e nós vamos criar ferramentas e opções para lidar com isso também.

No comunicado, a Valve garante que não fará mudanças significativas sobre o conteúdo que chega no Steam até que pelo menos parte das ferramentas citadas nos trechos acima estejam prontas. Esta alteração, no entanto, ainda não tem previsão para acontecer.