Tudo sobre o Gear 5 do Luffy em One Piece: o que é, onde assistir e mais

Transformação é uma das mais marcantes do mangá de Eiichiro Oda e finalmente será adaptada no anime

Paloma Pinheiro Publicado por Paloma Pinheiro
Tudo sobre o Gear 5 do Luffy em One Piece: o que é, onde assistir e mais Crunchyroll/Reprodução

Seja você um grande fã de animes ou apenas um modesto entusiasta, provavelmente, já ouviu falar no Gear 5 (na pronúncia, gear fifth) de Monkey D. Luffy, protagonista de One Piece.

O momento – que é um dos mais marcantes do mangá de Eiichiro Oda — finalmente será adaptado no anime e, como consequência disso, o assunto ultrapassou o círculo dos fãs de One Piece, despertando a curiosidade de muita gente. Por isso, explicamos abaixo tudo o que há por trás desse grande evento.

[Atenção! Spoilers dos arcos Water 7/Enies Lobby/Dressrosa e Ilha Whole Cake]

O que é o Gear?

Luffy ativa o Gear 2nd no anime pela primeira vez. Crunchyroll/Reprodução

Antes de entender o Gear 5, é necessário compreender o “sistema” de transformações de Luffy. Basicamente, o gear — que, na tradução literal, significa “marcha” — é uma técnica utilizada pelo Chapéu de Palha para potencializar seus movimentos e golpes convencionais, o que dá mais poder ao protagonista em lutas cruciais.

Nesse cenário, Luffy ativa essas transformações em momentos importantes e, geralmente, durante lutas contra grandes vilões, que acabam exigindo muito de sua capacidade física. Por isso, cada novo gear representa um nível a mais de poder para o capitão dos Chapéus de Palha e também chega com um visual inovador e peculiar, típico do humor de Oda.

No anime, a primeira vez que os fãs viram Luffy usar a técnica — o Gear 2nd — aconteceu no arco de Enies Lobby, numa luta contra Blueno, no episódio 272. A transformação aumenta o fluxo de sangue no corpo do Chapéu de Palha, aprimorando suas habilidades e tornando-o ainda mais poderoso.

Seguindo uma série de situações que o colocam à prova, Luffy ativa o Gear 3rd ainda no arco de Enies Lobby, no episódio 288. Inicialmente, a transformação é mantida em mistério e apenas a sombra de Luffy aparece, mas logo o visual é revelado, no episódio 304, numa luta contra Rob Lucci, o icônico vilão da CP0.

Surpreendentemente, os fãs só viriam conferir outro gear de Luffy quase 9 anos depois, no episódio 726, no qual Luffy ativa o Gear 4th pela primeira vez. Esta transformação possui 3 formas diferentes: Boundman, Tankman e Snakeman, sendo que cada uma delas apresenta habilidades e um visual específico. Confira as transformações de Luffy nos gears 3rd e 4th na galeria abaixo:

É importante ressaltar: Luffy, inicialmente, sente algum tipo de efeito colateral, de curta duração, quando ativa suas “marchas“. No caso do Gear 3, por exemplo, o protagonista diminui de tamanho e aparece numa versão miniatura, bem fofinha.

[Atenção! Spoilers do arco do País de Wano a partir daqui]

O Gear 5

Como dito antes, cada gear de Luffy funciona como um novo patamar de poder para o protagonista. No caso, o gear 5 representa o “despertar” de sua Akuma no Mi (fruto do diabo). Mas o que seria isso?

No universo de One Piece, os frutos do diabo são frutas misteriosas que concedem poderes especiais àqueles que as comem. Assim, há três tipos de frutos: Paramecia, Logia e Zoan. O despertar de cada uma delas representa o potencial máximo de cada fruto e varia de acordo com o tipo.

Desde o início do mangá/anime, o fruto de Luffy era comumente conhecido como Gomu Gomu no Mi, uma fruta do tipo Paramecia. Os frutos inseridos nessa classificação permitem ao usuário modificar sua estrutura corporal ou, até mesmo, produzir e manipular substâncias. É o caso de Buggy, por exemplo, um personagem que tem o poder de dividir seu próprio corpo em várias partes.

Ao contrário do que se acreditava, eventos recentes do arco do País de Wano revelaram um surpreendente segredo por trás da história da Akuma no Mi do Chapéu de Palha que é, na verdade, a “Hito Hito no Mi, Modelo: Nika“, uma fruta do tipo Zoan mítica. No centro de todo esse mistério está a grande transformação, momento no qual Luffy finalmente assume uma de suas formas mais poderosas (e temidas pelo Governo Mundial) — Nika — Deus do Sol e detentor do poder mais ridículo do mundo.

Acima de tudo, o gear 5th representa liberdade e, por isso, o início da transformação é precedido pelo som dos Tambores da Libertação. Ao ativar a técnica, Luffy mostrará uma força física e liberdade nunca vista anteriormente. Além disso, a mudança afeta não só a aparência do Chapéu de Palha (que fica com a roupa e os cabelos na cor branca), mas também sua personalidade (com um humor cheio de travessuras).

Qual a importância do Gear 5 em One Piece?

Além de ser uma das transformações mais poderosas de Luffy, o gear 5 é também o clímax de uma longa batalha contra o vilão Kaido e a reta final do arco do País de Wano, que se aproxima de sua conclusão, no anime, após cerca de 4 anos de duração.

O momento chegará como um marco na jornada de Luffy e no seu desenvolvimento como protagonista, revelando ainda mais segredos obscuros que estão escondidos por trás de uma complexa trama histórica e política abordada na obra.

Para celebrar o marco, a Toei lançará um novo encerramento, depois de 17 anos. A expectativa é ainda maior em relação aos elementos técnicos, já que o episódio 1071 promete abalar a indústria com uma qualidade de animação acima do nível habitual.

Onde e quando assistir ao Gear 5 de Luffy?

O gear 5 irá ao ar no episódio 1071, que tem transmissão prevista para o dia 6 de agosto, no Japão. No Brasil, o episódio será lançado no dia 5 de agosto, às 23h, na Crunchyroll.

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1