Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
The Mandalorian tira o foco de Din Djarin em inesperado novo episódio
Séries, TV e Streaming

The Mandalorian tira o foco de Din Djarin em inesperado novo episódio

Capítulo 19 mostra bastidores nem tão felizes da vida na Nova República

Camila Sousa
Camila Sousa
15.mar.23 às 11h46
Atualizado há cerca de 2 anos
The Mandalorian tira o foco de Din Djarin em inesperado novo episódio
(Disney/Divulgação)

A terceira temporada de The Mandalorian segue em uma toada irregular. Após entregar um grande finale no segundo ano, ter um episódio “escondido” em O Livro de Boba Fett e ver o sucesso de Andor, a série parece que ainda está se encontrando.

Essa característica fica clara no Capítulo 19, já disponível no Disney+, que explora coisas além da história de Din Djarin e Grogu.

[Spoilers do episódio 3 da terceira temporada de The Mandalorian a partir daqui]

Cena do Capítulo 19 de The Mandalorian Bo-Katan protagoniza boa cena de perseguição em The Mandalorian (Disney/Divulgação)

Assim como já aconteceu nesta temporada, o episódio começa imediatamente após o anterior, com uma cena que facilmente poderia estar no Capítulo 18. Bo-Katan (Katee Sackhoff) acabou de salvar Din Djarin (Pedro Pascal), que finalmente conseguiu sua redenção e voltou a ser um Mandaloriano.

O momento gera um sentimento dúbio. Ao mesmo tempo em que é interessante ver Djarin cumprindo seu objetivo e o tão citado planeta Mandalore, resta a dúvida sobre qual é a história da temporada daqui em diante, já que toda a problemática anunciada em trailers e prévias foi resolvida no terceiro episódio.

A resposta chega rápido, mas não da forma que os fãs esperam. Após uma boa sequência de perseguição, digna da franquia Star Wars, o Capítulo 19 tem uma virada e deixa os protagonistas de lado para tecer uma crítica à idealizada vida na Nova República.

Nem tudo o que reluz é ouro

Cena do Capítulo 19 de The Mandalorian Capítulo muda de rumo para mostrar o Dr. Pershing, o mesmo que queria fazer experimentos com o Baby Yoda (Disney/Divulgação)

É curioso como a direção de Lee Isaac Chung (Minari) escolhe contar essa história. Primeiro, vemos a grandiosidade de Coruscant, um velho conhecido dos fãs da franquia. Tudo parece ir bem, com uma celebração à Nova República. O Dr. Pershing (Omid Abtahi), chamado agora de L52, faz um discurso sobre como é a vida atualmente, e como ele próprio mudou após a queda do Império.

The Mandalorian mostra que várias pessoas que trabalhavam para o Império receberam uma função na República, junto com um novo nome. A ideia é dar uma “oportunidade de recomeço”, querendo provar que os novos líderes são diferentes dos anteriores.

O episódio acerta, no entanto, ao mostrar que nem tudo é tão simples assim. Mesmo estando em um bom local, as pessoas sentem falta de como era a vida antes e há uma dificuldade em se adaptar. Pershing é o fio condutor disso, quando deseja continuar suas pesquisas com clonagem, mas ouve que o tema é proibido na Nova República.

As ações do personagem a partir de então geram a discussão sobre quem está certo e quem está errado. Pershing claramente não tem um “plano maior”. Seu desejo é apenas continuar o que estava fazendo - talvez para se sentir um pouco mais em casa em um contexto tão estranho.

Quando o capítulo revela que ele foi traído por alguém que considerava uma amiga, e sofre uma “lavagem cerebral” para “se adaptar melhor” à nova vida, The Mandalorian mostra claramente que nem tudo são flores, mesmo após a queda do Império.

A escolha segue o caminho que a franquia Star Wars está tomando nos últimos tempos, de fazer uma autocrítica ao que foi estabelecido nas histórias clássicas. Afinal, se até um grande vilão como Darth Vader tinha um outro lado, será que o lado dos “mocinhos” também não tem seus problemas? A discussão é válida, e nos faz pensar no limite entre vilão e herói - e como é fácil ultrapassar essa linha, mesmo que as intenções sejam as melhores.

Cena do Capítulo 19 de The Mandalorian A vida não é perfeita na Nova República de Star Wars (Disney/Divulgação)

O que soa deslocado, na verdade, é como isso é colocado tecnicamente no Capítulo 19 de The Mandalorian. A escolha de começar em Mandalore, pausar a história para contar essa parte, e voltar no final é, no mínimo, questionável. É como se a série soubesse que não tem mais tanto conteúdo para a jornada de Din Djarin, e quisesse introduzir outras coisas pelo meio. Ao mesmo tempo, as figuras do Mandaloriano e de Grogu são fortes demais para serem deixadas de lado, então são colocadas em missões que se resolvem facilmente.

Há também uma clara influência do sucesso de Andor. Ao mostrar que há interesse do público em boas histórias sobre personagens considerados secundários, a série de Diego Luna abriu um leque de oportunidades narrativas, que claramente foram aproveitadas neste capítulo de The Mandalorian - ainda que não da melhor forma.

A questão que fica é: até quando a história de Din Djarin e do Baby Yoda será esticada, para que eles continuem como protagonistas da série? Ou será que The Mandalorian mudará para se tornar algo mais antológico e parecido com Andor? O jeito é esperar a próxima semana para descobrir.

Todos os episódios de The Mandalorian estão disponíveis no Disney+.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais