Na última segunda-feira (27), foi revelado que o estúdio Fntastic que trabalha em The Day Before, MMO que se tornou o jogo mais aguardado do Steam, conta com funcionários não remunerados na equipe.
A informação foi descoberta e reportada pelo site Well Played, que relata que o próprio site da desenvolvedora oferece uma página com explicações sobre voluntariado, em que qualquer pessoa pode entrar em contato para participar.
De acordo com a página, o estúdio é composto por dois grupos de "voluntários". O primeiro trabalha em tempo integral e é remunerado, mas com vagas limitadas.
Enquanto o segundo trabalha por meio período e não recebe salário, sendo recompensado com códigos do jogo e certificados — ou seja, os lucros do jogo não serão divididos com esses voluntários não remunerados.
O grupo sem compensação monetária fica focado principalmente em áreas como tradução e moderação da comunidade. No entanto, eles também podem "criar novos recursos" para o game se desejarem.
A revelação do "voluntariado" do estúdio foi recebida com críticas pela comunidade nas redes sociais, uma vez que a prática que não é algo comum para um projeto de porte tão grande.
Como resposta, um porta-voz da Fntastic soltou uma declaração com esclarecimentos sobre o "voluntariado" do estúdio, afirmando que aqueles que não recebem salários não estão envolvidos com programação.
"Durante a curta história da nossa empresa, muitas pessoas entraram em contato e quiseram ajudar de várias maneiras. Não está relacionado com a programação de códigos ou com o desenvolvimento em si, mas com outras coisas importantes, como moderação, tradução ou simplesmente torcer por nós."
The Day Before será lançado em 1º de março de 2023 e foi confirmado apenas para PC até o momento.