Após divulgar a primeira imagem feita pelo telescópio James Webb, a NASA revelou mais registros hoje (12), que mostram uma assinatura de água em um exoplaneta.
De acordo com a Agência Espacial, o telescópio encontrou um exoplaneta a 1.150 anos-luz de distância da Terra, orbitando uma estrela distante semelhante ao Sol. Além da assinatura de água, também há evidências de nuvens e neblina na atmosfera do planeta gasoso, chamado de WASP 96-b:
Outra imagem feita pelo James Webb (e disponível na galeria acima), mostra uma região conhecida informalmente como Nebulosa do Anel Sul, localizada a 2.500 anos-luz de distância. O registro mostra uma estrela que morreu e ficou envolta por camadas de poeira e luz.
De acordo com a NASA, o registro ajudará a entender quais moléculas ficam presentes nas camadas de gás e poeiras de eventos como esse.
O James Webb foi lançado ao espaço no final de 2021, mas só agora, em abril, ele completou a fase de alinhamento e se tornou completamente operacional. O telescópio conta com 18 espelhos que totalizam mais de 6,4 m de largura, e pode jogar uma luz sobre vários mistérios dos pontos mais afastados da nossa galáxia.
O telescópio foi concebido como sucessor do Hubble, que finalmente se aposenta após décadas vagando pelo espaço. Para se ter uma noção, a fase de desenvolvimento do projeto levou mais de 20 anos, começando em 1996.
- NASA explica foto de “porta” misteriosa em Marte
- Telescópio James Webb termina fase de alinhamento, informa NASA
A expectativa é que o James Webb siga operacional em missão por 20 anos.