A NASA, agência espacial norte-americana, divulgou novas imagens captadas pelo telescópio James Webb da Nebulosa do Anel, que abriga uma estrela gigante no fim de seu ciclo estelar.
- NASA fotografa ponto de interrogação no espaço sideral
- Aniversário do telescópio James Webb é celebrado com foto de formação estelar
As imagens tiveram o auxílio dos instrumentos Near-InfraRed Camera (NIRCam) e Mid-InfraRed Instrument (MIRI), e ajudam a explicar os processos da vida de uma estrela semelhante ao sol.
A primeira foi produzida pela NIRCam e destaca os filamentos internos da estrela, já à segunda imagem, da MIRI, mostra detalhes de outras regiões da nebulosa. Confira abaixo:
A nebulosa, também conhecida como M57 e NGC 6720, está localizada a aproximadamente 2.500 anos-luz de distância da Terra.
Em entrevista ao blog da NASA, professor da Universidade de Cardiff, Roger Wesson, dá mais detalhes sobre o que as imagens revelam:
"Antigamente, pensava-se que as nebulosas planetárias eram objetos simples, com uma única estrela moribunda no centro [...] Observações modernas, no entanto, mostram que a maioria das nebulosas planetárias exibe uma enorme complexidade. Isso levanta a questão: como uma estrela esférica cria estruturas não esféricas tão delicadas?”
Acompanhe o NerdBunker para mais notícias da vida, do universo e de tudo mais. Aproveite e siga as nossas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.
Fonte: NASA