No último domingo (2), o Steam alcançou um novo pico de usuários online simultaneamente, com o site SteamDB registrando mais de 18,8 milhões de contas logadas ao mesmo tempo na plataforma. Destas, 5,9 milhões estavam jogando.
Estes números são interessantes, principalmente quando comparados com o recorde anterior, de 14 de janeiro de 2018. Na época, foram registrados 18,5 milhões de usuários online, mas mais de 7 milhões estavam jogando — uma quantidade consideravelmente maior do que o do último domingo.

Os motivos para o novo pico ou para a discrepância de usuários em jogo não estão claros, mas é possível que o surto do coronavírus, que começou há algumas semanas na China, seja parcialmente responsável pelos dados.
De acordo com o analista Daniel Ahmad, especializado no mercado de games na China, o número de jogadores por lá aumentou também durante o feriado do Ano Novo Lunar, que foi estendido país por conta da doença.
Esta e outras medidas de segurança obrigaram a população a ficar em casa. Segundo Ahmad, considerando que o Steam tem mais de 40 milhões de usuários apenas na China continental, é natural que muitas destas pessoas tenham decidido acessar a plataforma ou aproveitar o tempo para jogar.
“Isso aconteceu no último dia do feriado de Ano Novo Lunar na maior parte da China. O medo do novo coronavírus, os bloqueios nas cidades e as restrições de viagem manteve as pessoas em casa e uma atividade para passar o tempo é jogar. O pico foi em 26 de janeiro, um dia após o Ano Novo.
O feriado foi estendido para 2 de fevereiro na China. Algumas províncias, como Shangai, estenderam para 9 de fevereiro, enquanto a província de Hubei estendeu para 13 de fevereiro, considerando que lá se iniciou o surto. Há mais de 40 milhões de usuário do Steam na China continental.”
Por fim, também vale lembrar que recentemente a Valve decidiu colocar todos os jogos da série Half-Life gratuitos para jogar até 1º de abril, o que provavelmente também colaborou para estes números.