O episódio IX de Star Wars será um filme diferente de todos os outros da saga dos Skywalker — é o que afirma o ator Oscar Isaac, que interpreta o piloto Poe Dameron na série. Isso se deve há vários motivos, entre eles a volta de J. J. Abrams como diretor, o uso de filmagens antigas para finalizar a história de Leia na saga e, principalmente, o fato deste longa ter um tom diferenciado. De acordo com o ator esse será um filme de guerra. "Acima de tudo esse é um filme sobre guerreiros", diz ele em entrevista ao jornal USA Today.
A evolução de Poe Dameron em Star Wars
O nono capítulo vai continuar explorando as motivações e crenças de Poe Dameron para se tornar um líder mais apto para a Resistência. Em Os Últimos Jedi, Poe foi questionado por tomar decisões equivocadas no decorrer das batalhas. "Eu quero que as pessoas questionem ele como uma forma de oposição à resposta fácil", diz Isaac na entrevista feita para divulgar seu novo filme, o suspense Operation Finale.
O ator que interpreta um dos três protagonistas do filme comparou a Resistência da saga a soldados como os guerrilheiros de Cuba. Ele diz:
Não podemos esquecer que eles são tipo lutadores de guerrilha; algo bem próximo de pessoas como os soldados revolucionários de Cuba com Che e Fidel. Aqueles caras que viviam nas montanhas, desciam para fazer ataques e depois retornavam para se esconder do "Império" americano.
Durante a revolução cubana, os revolucionários estavam em minoria, então utilizaram técnicas de guerrilha para se posicionar em pequenos grupos espalhados pelas montanhas. As grandes cidades cubanas estavam sob o controle do "inimigo", então os guerrilheiros realizavam pequenos ataques a bases inimigas e, imediatamente, voltavam a se esconder nas montanhas.
J.J. Abrams (Despertar da Força) dirige o episódio final da trilogia, que tem roteiro de Lawrence Kasdan (O Império Contra Ataca). No elenco, estão de volta Oscar Isaac, John Boyega, Mark Hamill, Daisy Ridley, Carrie Fisher e outros. A novidade fica por parte de Billy Dee Williams, o Lando original!
Para garantir a presença de Leia no filme, a Lucasfilm usará cenas não utilizadas de O Despertar da Força e Os Últimos Jedi, evitando o uso de computação gráfica para inserir Carrie Fisher na produção — todo o processo foi aprovado pela filha da atriz, Billie Lourd.
Star Wars: Episódio IX estreia em 2019.