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Square Enix não se importa com os fãs e os jogos, diz criador de Sonic
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Square Enix não se importa com os fãs e os jogos, diz criador de Sonic

Yuji Naka processou a empresa após ser demitido do cargo de diretor de Balan Wonderworld

Vítor Heringer
Vítor Heringer
29.abr.22 às 10h09
Atualizado há quase 3 anos
Square Enix não se importa com os fãs e os jogos, diz criador de Sonic

Yuji Naka, criador da franquia Sonic e diretor de Balan Wonderworld, criticou a Square Enix por conta de seu último trabalho, dizendo que a editora japonesa "não se importa com os fãs e com os jogos".

Em uma série de postagens no Twitter, ele revelou que foi retirado do cargo de diretor de Balan Wonderworld seis meses antes do lançamento e decidiu entrar na justiça contra a empresa logo depois. Agora, com o processo concluído, pode falar livremente sobre o caso.

Segundo ele, o produtor, chefe de marketing, chefe de som e diretor administrativo foram responsáveis pela sua expulsão da companhia por dois motivos. O primeiro é por uma música do jogo lançada rearranjada por um youtuber, enquanto Naka queria que fosse uma trilha sonora original do game.

Já o segundo é em relação aos problemas de desempenho de Balan Wonderworld, considerado um dos principais pontos negativos apontados pelos reviews. O diretor disse que lutou para que a equipe da Arzest, produtora do game, adiasse a estreia e escutasse os fãs após as críticas da demo do jogo. No entanto, foi em vão.

"Acredito que um jogo deve ser feito com a intenção de torná-lo um bom jogo até o final, para que os fãs possam apreciá-lo após comprá-lo. Acho estranho remover um diretor do jogo sem consultá-lo, porque não há tempo suficiente para terminar o game. [...] Acho que é natural solicitar modificações para melhorar o jogo, já que estamos o produzindo, e se não podemos fazer isso, devemos apenas discutir sobre, mas parece que não podemos fazer isso. Eu não acho que eles [Square Enix e Arzest] são capazes de cuidar do jogo."

Naka cita que realizou mudanças em Sonic até o último minuto para que fosse lançado o melhor possível e por isso fez tanto sucesso.

Ele termina o relato pedindo desculpas aos fãs pela estreia de Balan Worderworld sem estar finalizado e se diz "envergonhado", principalmente por ter trabalhado no projeto desde o início.

A Square Enix não comentou sobre o caso.

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