SpaceX conclui lançamento de sua primeira missão tripulada; veja como foi
A decolagem aconteceu às 16h22 deste sábado (30)
Em parceria com a NASA, a SpaceX concluiu com sucesso o lançamento de sua primeira missão tripulada, enviando dois astronautas americanos para a Estação Espacial Internacional (ISS).
A decolagem aconteceu às 16h22 deste sábado (30) do Centro Espacial Kennedy na Flórida, depois de ter sido adiada por alguns dias. Confira o momento logo abaixo:
We have liftoff. History is made as @NASA_Astronauts launch from @NASAKennedy for the first time in nine years on the @SpaceX Crew Dragon: pic.twitter.com/alX1t1JBAt
— NASA (@NASA) May 30, 2020
“Nós decolamos. História foi feita pelo lançamento dos astronautas no Centro Espacial Kennedy pela primeira vez em nove anos no Crew Dragon da SpaceX.”
Depois do início da decolagem, foi possível observar o veículo espacial Crew Dragon, que está sendo usado na missão, a toda velocidade no céu:
Vehicle is supersonic. #LaunchAmerica pic.twitter.com/ea7iteD2j9
— NASA (@NASA) May 30, 2020
“O veículo é supersônico.”
Ao entrarem no espaço, o estágio dois da decolagem começou, com a separação de parte do foguete.
Main engine cutoff ☑️
Second stage separation ☑️@AstroBehnken and @Astro_Doug are heading into orbit.#LaunchAmerica pic.twitter.com/ed6LTUV63d— NASA (@NASA) May 30, 2020
“Interrupção do motor principal e separação do segundo estágio concluídas. Os astronautas estão entrando em órbita.”
Enquanto isso, o Falcon 9 já estava pousando na Terra:
Falcon 9 booster has landed on the Of Course I Still Love You droneship! pic.twitter.com/96Nd3vsrT2
— SpaceX (@SpaceX) May 30, 2020
“O Falcon 9 pousou com sucesso.”
Com as etapas de separação completadas, o veículo espacial está pronto para seguir viagem para seu objetivo: a Estação Espacial Internacional.
Crew Dragon has successfully separated. Next stop? The International @Space_Station. #LaunchAmerica pic.twitter.com/rDKFzPouTE
— NASA (@NASA) May 30, 2020
“Crew Dragon realizou as separações com sucesso. Próxima parada? A ISS.”
A tripulação, apelidada de Demo-2, é composta por Douglas Hurley e Robert Behnken, dois astronautas veteranos que já foram duas vezes pro espaço antes.
O objetivo da missão é levar a dupla para ajudar na Estação Espacial Internacional, que normalmente precisa de seis astronautas em seu comando, mas que está com apenas três atualmente.
Hurley e Behnken devem permanecer na ISS por três meses, até a chegada de outros astronautas.
Essa é a primeira vez que uma empresa comercial, a SpaceX, está sendo responsável por levar humanos para a órbita da Terra.