SpaceX conclui lançamento de sua primeira missão tripulada; veja como foi

A decolagem aconteceu às 16h22 deste sábado (30)

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
SpaceX conclui lançamento de sua primeira missão tripulada; veja como foi

Em parceria com a NASA, a SpaceX concluiu com sucesso o lançamento de sua primeira missão tripulada, enviando dois astronautas americanos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

A decolagem aconteceu às 16h22 deste sábado (30) do Centro Espacial Kennedy na Flórida, depois de ter sido adiada por alguns dias. Confira o momento logo abaixo:

“Nós decolamos. História foi feita pelo lançamento dos astronautas no Centro Espacial Kennedy pela primeira vez em nove anos no Crew Dragon da SpaceX.”

Depois do início da decolagem, foi possível observar o veículo espacial Crew Dragon, que está sendo usado na missão, a toda velocidade no céu:

“O veículo é supersônico.”

Ao entrarem no espaço, o estágio dois da decolagem começou, com a separação de parte do foguete.

“Interrupção do motor principal e separação do segundo estágio concluídas. Os astronautas estão entrando em órbita.”

Enquanto isso, o Falcon 9 já estava pousando na Terra:

“O Falcon 9 pousou com sucesso.”

Com as etapas de separação completadas, o veículo espacial está pronto para seguir viagem para seu objetivo: a Estação Espacial Internacional.

“Crew Dragon realizou as separações com sucesso. Próxima parada? A ISS.”

A tripulação, apelidada de Demo-2, é composta por Douglas Hurley e Robert Behnken, dois astronautas veteranos que já foram duas vezes pro espaço antes.

O objetivo da missão é levar a dupla para ajudar na Estação Espacial Internacional, que normalmente precisa de seis astronautas em seu comando, mas que está com apenas três atualmente.

Hurley e Behnken devem permanecer na ISS por três meses, até a chegada de outros astronautas.

Essa é a primeira vez que uma empresa comercial, a SpaceX, está sendo responsável por levar humanos para a órbita da Terra.