Sony inaugura o estúdio de cinema PlayStation Productions

Produtora vai trabalhar em adaptações de jogos para o cinema e TV

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Sony inaugura o estúdio de cinema PlayStation Productions

A Sony inaugurou o estúdio de cinema PlayStation Productions, que vai trabalhar adaptando jogos exclusivos do console para filmes e séries. A informação é do THR.

A nova empresa será capitaneada pelo executivo Asad Qizilbash. “Em vez de licenciarmos nossas propriedades intelectuais para outros estúdios, decidimos produzir nós mesmos. Já temos familiaridade com esses produtos e sabemos o que a comunidade PlayStation ama”, diz o Qizilbash.

Todo o alto escalão da Sony deixa claro que a inspiração para a PlayStation Productions veio do sucesso do Marvel Studios. “Nós falamos com Lorenzo di Bonaventura [produtor de Transformers] e com Kevin Feige, para entendermos essa indústria. Olhamos o que a Marvel fez no mundo dos quadrinhos. Seria pretensioso falar que estamos seguindo os passos deles, mas estamos certamente nos inspirando”, conta.

Apesar da inspiração no Marvel Studios, a PlayStation Productions, por enquanto, não tem uma agenda definida de seus lançamentos, e nem uma meta a ser superada a cada ano. “Não queremos nos apressar nesse mercado. Não temos uma lista de ‘x projetos precisam ser feitos nesse ano’. Nada disso”, explica.

Dado o histórico de adaptações de games que não foram  bem recebidas pelos fãs, Qizilbash diz que a lógica da PlayStation Productions será diferente da dos outros estúdios.

Você pode ver, assistindo adaptações de videogames que já foram feitas, que o roteirista e o diretor não entendiam aqueles mundos ou a parte dos jogos. O desafio deles era transformar 80 horas de jogo em um filme. O melhor caminho é não tentar fazer isso. O caminho é pegar o espírito do jogo e escrever algo a partir daquilo, para uma audiência de cinema. Você não deve tentar comprimir um jogo em um filme.

Além de projetos para as telonas, a PlayStation Productions vai também produzir séries.”A história vai definir o formato”, diz o executivo.

Alguns dos títulos que a PlayStation Productions tem em mãos: The Last of Us, Uncharted, Metal Gear Solid e God of War.

Uncharted já tem um filme confirmado, com Tom Holland no elenco. Por enquanto, nenhum projeto do novo estúdio foi anunciado, ou tem data de estreia.