O anúncio de Sekiro: Shadows Die Twice deixou todos os fãs dos jogos da FromSoftware empolgados e as comparações com Dark Souls foram automáticas. O diretor das duas franquias, Hidetaka Miyazaki, nos contou, em uma entrevista na E3 2018, que entende o sentimento do público, mas garante que são jogos essencialmente diferentes.
“Este é um conceito completamente novo”, explicou o criador, que destacou a ambientação japonesa e os elementos de ninja, que dão uma identidade completamente nova para o jogo, tanto em termos narrativos quanto na jogabilidade:
Os elementos ninja nos permitiram brincar com os espaços tridimensionais e a verticalidade dos mapas de formas novas e interessantes, tanto com a mecânica de pulo quanto com o gancho, que permitem explorem e atravessem os mapas. Temos muito orgulho de como fizemos estes mapas, permitindo que os jogadores andem por eles de forma livre, o que é um dos principais aspectos deste jogo.
Sendo um jogo de ação, é claro que o título não se distancia tanto assim dos outros títulos do estúdio. Um elemento que evoluiu foi o combate, uma das grandes características dos games de Miyazaki. Mesmo assim, o foco é diferente desta vez: “Queríamos criar aquela intensidade no combate de espadas e no senso de velocidade, tanto nas lutas quanto fora delas”.
O diretor também quer que Sekiro seja mais acessível, enquanto Dark Souls muitas vezes afasta jogadores por seu alto nível de dificuldade. O objetivo não é deixar o título mais fácil, segundo ele, mas permitir mais possibilidades de ação para quem não está acostumado com o estilo da FromSoftware:
Obviamente queremos um grande número de jogadores aproveitem o jogo e vivenciem a empolgação e a sensação de conquista ao superar um inimigo ou uma situação difícil. Então criamos formas para o jogador fazer isso. Queremos que eles usem tudo o que têm à disposição e pensem sobre qual parte de seu arsenal será mais efetivo em cada situação, seja com furtividade, usando mobilidade para alcançar um ponto alto e observar o ambiente antes de uma batalha ou indo direto para ação com sua espada. A decisão é deles.
Os elementos de RPG estarão presentes no título, como era de se esperar de um jogo da FromSoftware, mas eles serão um pouco diferentes do que vimos na franquia Souls:
Ainda está sendo definido qual forma isso terá eventualmente, mas teremos ambos os métodos na progressão de personagem. Será possível obter itens durante a exploração ou ao eliminar inimigos, novas ferramentas ninjas e habilidades. Você também poderá melhorar seus atributos físicos de alguma forma, mas não de uma forma tão densa quanto em jogos anteriores, como Dark Souls.
Sekiro: Shadows Die Twice é dirigido por Hidetaka Miyazaki, o diretor de Dark Souls, e chega em 2019 para PlayStation 4, Xbox One e PC.