Os fãs de The Last of Us Part II foram surpreendidos no último domingo (27), quando vazamentos pesados sobre o jogo invadiram o YouTube e, em poucas horas, inundaram os fóruns e as redes sociais.
Muitos acabaram vendo spoilers até mesmo sem querer, uma vez que as pessoas estão compartilhando em todos os cantos da internet, desde áreas de comentários até em replies de postagens aleatórias.
E, como o simples ato de navegar nas redes se tornou um campo minado até os vazamentos esfriarem, decidimos reunir algumas dicas para você se blindar contra os spoilers. Vamos lá:
1. Bloqueie palavras-chave nas redes sociais
As redes oferecem ferramentas que possibilitam o bloqueio de conteúdo específicos, então bloquear palavras-chave relacionadas ao jogo é uma boa maneira de filtrar sua timeline e sua barra de notificações.
Para bloquear no Twitter, basta seguir os seguintes passos — seja no celular ou no PC:
- Clicar em "Configurações e Privacidade"
- Selecionar "Preferências de Conteúdo"
- Entrar em "Silêncio ativado" e, logo em seguida, em "Palavras silenciadas"
Então, o usuário entra em uma área para inserir as palavras-chaves que deseja evitar e também o tempo de bloqueio.

Recomendamos que coloque o tempo máximo de 30 dias e ainda adicione muitas variações que envolvam o jogo, não apenas o título, e até palavras em inglês, como "TLOU", "TLOU2", "TLOUS2", "Ellie", "Joel", "Dina", "Naughty Dog", "leak", "spoiled" e por aí vai.
Facebook e Instagram
Para bloquear no Facebook e no Instagram, não há uma ferramenta específica como no Twitter. Mas há uma forma de silenciar páginas que podem compartilhar spoilers.
Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse uma postagem de uma página ou perfil específico que publicou (ou pode vir a publicar) os spoilers
- Clique nos três pontinhos da postagem no topo direito
- FACEBOOK: Selecione "Colocar em modo Soneca por 30 dias" no Facebook
- INSTAGRAM: Selecione "Silenciar" no Instagram e escolha se quer evitar ver apenas as publicações ou até os stories.
Recomendamos que toda página ou perfil que pode comentar sobre os spoilers seja silenciado — e é bom evitar ver os comentários das postagens nessas redes, uma vez que não existe um filtro específico.
2. Ative extensões específicas contra spoilers
Fãs de filmes, séries, jogos e animes têm um grande problema em comum: os spoilers. E, por isso, existem disponíveis várias extensões contra as "revelações indesejadas" há anos — que funcionam.
As mais conhecidas são a Unspoiler, para Google Chrome, e a Spoiler Protection, para Chrome e Firefox.
Eles bloqueiam as partes da página que mencionam as palavras-chave, colocando uma barra vermelha de alerta no lugar.

Para configurar as extensões é bem simples. Basta clicar no ícone da extensão na barra de navegador e adicionar as palavras que quiser bloquear.
Outra opção é o Spoiler Alert, para Google Chrome, que é mais agressiva, bloqueando o acesso da página inteira. Ela até chega a ser aberta, mas é totalmente censurada por um alerta vermelho gigante.

Para configurar a extensão, basta clicar no ícone da barra de ferramentas, criar uma conta e selecionar as palavras-chave.
3. Evite acessar comentários ou publicar sobre o jogo
Com as palavras bloqueadas, não pense que ainda está livre de não receber nenhum spoiler.
Ainda com as medidas, é bom evitar as áreas de comentários de sites de notícia ou até mesmo de publicar sobre o jogo, para não atrair os spoilers até sua direção.
Evitar acessar fóruns de jogos, como o Reddit e o ResetEra, e até mesmo o YouTube, uma vez que criadores de conteúdo podem citar diretamente no título, também é uma boa opção para não correr riscos.
4. Algum amigo já foi infectado? Use-o como filtro!
A essa altura, muitas pessoas já leram sobre os spoilers — e, se algum deles foi um amigo seu, use-o para filtrar o conteúdo de uma notícia que você quer ler sobre o assunto, por exemplo.
Assim, ele te conta sobre o que está acontecendo sem nenhum vazamento indesejado!
O lançamento de The Last of Us Part II está marcado para 19 de junho de 2020.