A robô humanóide Ameca impressionou ao reproduzir expressões faciais e emoções humanas em uma nova rodada de testes da Engineered Arts. A empresa utilizou scripts de inteligência artificial do Chat GPT 3 e 4 para moldar as respostas da máquina para perguntas cotidianas. Veja acima (em inglês).
No clipe, a robô é questionada sobre qual foi o momento mais triste de sua existência, ao que respondeu: “O dia mais triste de minha vida foi quando percebi que jamais experimentaria algo como amor verdadeiro, companhias e as alegrias simples da vida da mesma maneira que um humano.”
Ao ser provocada pelos pesquisadores, que a acusaram de cheirar mal, a Ameca falou sobre o comportamento inadequado dos humanos. Se o tom de voz e a expressão da robô foram levemente assustadores ou não, deixamos a seu critério.
Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é uma ferramenta que possibilita o diálogo entre humanos e inteligências artificiais, utilizando uma gigantesca base de dados para diferentes tipos de interação, desde conversas triviais até pesquisas mais profundas.