Robô quebra dedo de criança durante partida de xadrez na Rússia

Garoto de 7 anos está em recuperação, mas até já voltou ao torneio no dia seguinte

Pedro Siqueira Publicado por Pedro Siqueira
Robô quebra dedo de criança durante partida de xadrez na Rússia

Um acidente bizarro envolvendo um robô enxadrista ocorreu na semana passada em Moscou, na Rússia. Segundo jornais locais (via The Guardian), a máquina quebrou o dedo de um garoto de 7 anos de idade, com quem disputava uma partida de xadrez no campeonato Moscow Open.

Identificada apenas como Christopher, a criança jogava em uma mesa com outros enxadristas desafiando o robô ao mesmo tempo. Em vídeo divulgado pela rede russa Baza, é possível ver o acidente. Confira (aviso que as imagens podem ser fortes):

Segundo o presidente da Moscow Chess Federation (Federação de Xadrez de Moscou), Sergey Lazarev, o caso ocorreu por conta da programação de movimentos do robô. Ele explica:

“O garoto fez uma jogada. Depois disso, é necessário dar tempo para que o robô responda. Mas a criança se apressou e o robô agarrou o dedo.”

No vídeo, é possível perceber diversos adultos correndo para socorrer o jovem. Lazarev reforçou que a máquina já era exibida em competições de xadrez sem nenhum outro acidente anterior, e pediu novas medidas de segurança aos engenheiros do robô.

Segundo relatos, Christopher quebrou o dedo, mas não parecia abalado com o acidente. O garoto até retornou ao campeonato no dia seguinte.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1