A Relativity Space fez o primeiro lançamento de um foguete construído com impressão 3D na quarta-feira (22). O Terran 1 alcançou alguns de seus objetivos, mas não cheggou à órbita da Terra.
O foguete 85% impresso voou por cerca de três minutos, ultrapassando o Max Q (ponto de pressão atmosférica máxima durante um lançamento orbital). Porém, o motor desligou logo após o segundo estágio se separar do primeiro.
O Terran 1 tem 33 metros de altura, com nove motores alimentando o primeiro estágio inferior e um motor alimentando o segundo estágio superior. Ele é projetado para transportar cerca de 1.250 quilos para a órbita baixa do planeta.
O diretor de lançamento da Relativity, Clay Walker, confirmou que houve uma “anomalia” com o estágio superior do foguete durante o lançamento desta semana.
“Ninguém jamais tentou lançar um foguete impresso em 3D em órbita e, embora não tenhamos feito todo o caminho hoje, reunimos dados suficientes para mostrar que os foguetes impressos em 3D são viáveis."
A Relativity Space é uma organização especializada em impressão 3D. Sua equipe acredita que a abordagem utilizada com o Terran 1, por exemplo, pode fazer a construção de foguetes de classe orbital ser muito mais rápida.
O objetivo atual da empresa é criar naves em apenas 60 dias. Tratando-se de preço, a estimativa são US$ 12 milhões por lançamento do Terran 1.
Um sucessor desse foguete, chamado Terran R e com característica superiores, já está em desenvolvimento.