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Prazo para compra da Activision Blizzard pela Microsoft é adiado até outubro
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Prazo para compra da Activision Blizzard pela Microsoft é adiado até outubro

Principal motivo para adiamento é a última tentativa de negociação com a agência reguladora de mercado do Reino Unido

Saori Almeida
Saori Almeida
19.jul.23 às 11h02
Atualizado há mais de 1 ano
Prazo para compra da Activision Blizzard pela Microsoft é adiado até outubro
Microsoft/Activision Blizzard/Divulgação

O extenso processo de compra da Activision Blizzard pela Microsoft está chegando aos seus momentos finais, mas recebeu um novo adiamento. O prazo para a conclusão e firmamento do acordo foi alterado para 18 de outubro.

O principal motivo para tal adiamento é a última tentativa de negociação com a Competition and Markets Authority (CMA) — agência que regula a competição de mercado no Reino Unido.  O Tribunal de Apelações do país europeu aceitou um recurso solicitado, em conjunto, pela Microsoft e pela CMA, prorrogando o prazo de análise da venda da Activision Blizzard até final de agosto (29). Vale mencionar que esse é, até então, o último grande órgão regulatório com o pé atrás sobre a compra.

Com tal decisão, a CMA tem uma nova chance para mudar a opinião de outros reguladores ou de aceitar a aquisição — com base na argumentação da Microsoft e planos para o mercado de games. Consequentemente, o prazo das negociações finais com a Activision Blizzard também precisou de um empurrão para uma nova data, visto que, caso o acordo não seja fechado, uma multa bilionária será cobrada da dona do Windows.

"A Microsoft e a Activision Blizzard estenderam o prazo do acordo de fusão para 18/10. Estamos otimistas em fazer isso e empolgados em trazer mais jogos para mais jogadores em todos os lugares." - Phil Spencer, chefe da divisão Xbox.

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Outro grande mercado que se opunha à compra da Activision Blizzard era o dos Estados Unidos, representado pela Federal Trade Commission (FTC). Porém, a Microsoft venceu a agência no tribunal, evitando uma liminar, que poderia bloquear todo o negócio.

As decisões dos reguladores de mercado pelo mundo são muito importantes em toda essa batalha mercadológica, já que a compra da Activision Blizzard pela Microsoft poderia alterar gravemente a cultura de livre competição na indústria de games. O acordo é avaliado em US$ 69 bilhões, ganhando o título de maior proposta do mercado de jogos eletrônicos em toda a história.

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Fonte: Phil Spencer (Twitter)

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