O extenso processo de compra da Activision Blizzard pela Microsoft está chegando aos seus momentos finais, mas recebeu um novo adiamento. O prazo para a conclusão e firmamento do acordo foi alterado para 18 de outubro.
O principal motivo para tal adiamento é a última tentativa de negociação com a Competition and Markets Authority (CMA) — agência que regula a competição de mercado no Reino Unido. O Tribunal de Apelações do país europeu aceitou um recurso solicitado, em conjunto, pela Microsoft e pela CMA, prorrogando o prazo de análise da venda da Activision Blizzard até final de agosto (29). Vale mencionar que esse é, até então, o último grande órgão regulatório com o pé atrás sobre a compra.
Com tal decisão, a CMA tem uma nova chance para mudar a opinião de outros reguladores ou de aceitar a aquisição — com base na argumentação da Microsoft e planos para o mercado de games. Consequentemente, o prazo das negociações finais com a Activision Blizzard também precisou de um empurrão para uma nova data, visto que, caso o acordo não seja fechado, uma multa bilionária será cobrada da dona do Windows.
"A Microsoft e a Activision Blizzard estenderam o prazo do acordo de fusão para 18/10. Estamos otimistas em fazer isso e empolgados em trazer mais jogos para mais jogadores em todos os lugares." - Phil Spencer, chefe da divisão Xbox.
Outro grande mercado que se opunha à compra da Activision Blizzard era o dos Estados Unidos, representado pela Federal Trade Commission (FTC). Porém, a Microsoft venceu a agência no tribunal, evitando uma liminar, que poderia bloquear todo o negócio.
- Sony assina acordo para manter Call Of Duty no PlayStation
- Microsoft considerou comprar Sega, Bungie e mais, revelam documentos
As decisões dos reguladores de mercado pelo mundo são muito importantes em toda essa batalha mercadológica, já que a compra da Activision Blizzard pela Microsoft poderia alterar gravemente a cultura de livre competição na indústria de games. O acordo é avaliado em US$ 69 bilhões, ganhando o título de maior proposta do mercado de jogos eletrônicos em toda a história.
Fique ligado no NerdBunker para saber os próximos capítulos desse grande caso. Aproveite e baixe o novo Aplicativo do Jovem Nerd para iOS ou Android.
Fonte: Phil Spencer (Twitter)