PlayStation 5 terá retrocompatibilidade com PS4 e SSD para carregar jogos mais rápidos

Sony revelou detalhes do seu próximo console em uma entrevista a revista americana

João Abbade Publicado por João Abbade
PlayStation 5 terá retrocompatibilidade com PS4 e SSD para carregar jogos mais rápidos

Em uma entrevista a revista de tecnologia Wired, o desenvolvedor por trás do hardware dos consoles da PlayStation e criador de Crash Bandicoot Mark Cerny anunciou que o PlayStatation 5 não será lançado em 2019, mas terá retrocompatibilidade com o console anterior da fabricante japonesa. Cerny afirma que a nova iteração do console não é apenas uma mera atualização como foi o PlayStation 4 Pro, pois a nova máquina “permite mudanças fundamentais no que um videogame pode ser”, incluindo velocidade que de renderização e mais.

Vários estúdios de grande e médio porte já estão trabalhando em material para o próximo console da PlayStation, que Cerny ainda não chama oficialmente por “PlayStation 5”. Na entrevista, ele se atém apenas ao termo “a próxima geração de consoles”.

Uma mudança crucial no novo console, segundo Cerny, será o som, que tinha evoluído pouco até então nas máquinas mais recentes da Sony. “Quero mostrar como a experiencia com áudio pode ser importante se colocarmos poder de processamento nesse quesito”, afirma ele.

Como um gamer, é um pouco frustrante ver que o som dos jogos não mudou muito do PS3 para o PS4. Com o próximo console quero mostrar como a experiencia com áudio pode ser importante se colocarmos poder de processamento nesse quesito

Para quem gosta de dados técnicos, Cerny também revelou como será o PlayStation 5 por dentro, peça por peça, aqui vai um resumo:

  • -CPU: AMD Ryzen Octacore com arquitetura 7nm Zen 2
  • -GPU: Placa baseada na Radeon Navi. Suporta resoluções até 8K e áudio em 3D
  • Retrocompatível (ao menos com o PS4, Cerny não mencionou outros consoles da empresa)
  • Terá mídia física (não sabemos de qual tipo ainda)
  • Tem um SSD para reduzir o tempo de carregamento dos jogos (Cerny menciona o fast-travel de Spider-Man que demoraria 15 segundos em um HD e demora apenas 0.8 segundos em um SSD)

O PlayStation 5 não tem data oficial de lançamento por enquanto. A Sony também não tem nenhum evento marcado para falar sobre o aparelho.