Planeta fictício de Star Wars: Os Últimos Jedi é cientificamente plausível

E inspirado em um lugar que existe na Terra!

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Planeta fictício de Star Wars: Os Últimos Jedi é cientificamente plausível

ATENÇÃO! Esse post contém spoilers de Star Wars: Os Últimos Jedi, continue por sua conta e risco!

Crait, o planeta de minérios coberto de sal que aparece em Os Últimos Jedi poderia existir de verdade — ao menos em partes.

Teoricamente, o lugar existe. A sequência foi filmada em Salar de Uyuni, a maior salina do mundo. Localizada na Bolívia, a área de 10.582 quilômetros quadrados é coberta de sal e possui pouca fauna e flora, incluindo, curiosamente, uma espécie de raposa.

De acordo com uma pesquisa geológica conduzida no local, a salina foi formada a partir de lagos gigantes que cobriam o Altiplano boliviano durante a era do gelo mais recente do planeta (mais ou menos 10 mil anos atrás). Mike Malaska, cientista da NASA especializado em planetas, afirmou ao site Earther que a formação de um planeta como Crait não apenas é possível, como também explicou que a mudança de cor do solo também é plausível sob algumas circunstâncias.

É possível que a cobertura de sal seja extremamente fina e o solo abaixo seja vermelho. “Quando sais e terras são misturados e molhados, os sais podem dissolver, então eles são absorvidos pela terra e evaporam, formando uma camada branca e cristalina em cima [da terra]”, explica Malaska. Ele também aponta a possibilidade da cor do sal ser vermelha por causa de radiação: quando expostos a muita energia, o sal de mesa pode se tornar vermelho, por exemplo. A camada branca seria uma recristalização do mineral.

E a última teoria envolve ainda mais um elemento: micróbios alienígenas. Muitos micróbios (terrestres) conseguem viver tranquilamente nas salinas da Terra, se aproveitando da exposição ao sol e energia proveniente dos minerais. Como eles devem ser tolerantes aos raios UV, alguns deles são coloridos, e, por consequência, poderiam muito bem ser vermelhos e causar o efeito de Crait.

Star Wars: Os Últimos Jedi já está em cartaz. Confira nossa crítica!

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1