Phasmophobia | Tudo que você precisa saber para caçar fantasmas

Instruções básicas e dicas para não ficar perdido no jogo cooperativo de terror

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Phasmophobia | Tudo que você precisa saber para caçar fantasmas

Phasmophobia é um jogo cooperativo de terror para até quatro jogadores, em que o objetivo é simples: explorar uma casa abandonada e descobrir que tipo de fantasma assombra o local.

No entanto, as mecânicas são relativamente complexas e exigem bastante atenção. Sem contar que não é fácil se concentrar com o barulho de passos pesados e baforadas no cangote de uma entidade não amigável.

Então, para não deixar ninguém perdido, montamos um guia com instruções e dicas básicas que vão ajudar aqueles que são corajosos o suficiente para brincar de caça-fantasmas.

Como o jogo funciona

É possível jogar sozinho ou em até quatro jogadores, o que é o recomendado para deixar o jogo mais dinâmico e divertido.

A partida começa em um furgão, que serve de base para a equipe organizar os equipamentos e analisar status importantes, como a atividade do fantasma e o mapa do local.

Aqui ainda há uma lousa com quatro objetivos, que rendem dinheiro no final da partida se forem completados, e informações sobre o fantasma, como o nome e de que maneira ele pode ser contatado. Então sempre preste atenção nela.

Ainda no veículo, cada jogador escolhe os itens antes de começar a investigação. A estratégia mais segura é cada um levar dois equipamentos por vez para que pouco seja perdido caso alguém acabe morto.

O furgão é a base segura dos jogadores, onde eles podem debater sobre as evidências e organizar os itens

Há um chat de voz automático em que a equipe se comunica por rádio, então as vozes são levemente alteradas, o que dá um toque a mais na ambientação. É preciso deixar pressionado “B” para conversar com quem estiver perto e “V” para quem estiver longe.

Com todos prontos, basta abrir a porta do furgão, seguir em direção à casa e colocar os equipamentos em prática para coletar três evidências que vão revelar o que é o fantasma.

Como coletar evidências

A equipe já começa com alguns equipamentos essenciais dados pelo jogo, mas há itens indispensáveis que precisam ser adquiridos com dinheiro ganho nas partidas. São eles: termômetro, crucifixo e tripé. Evite começar uma caçada sem eles.

A sala de espera é onde o líder do grupo escolhe o contrato de missão, e a equipe compra e reúne os itens para a partida

Depois de sair do furgão, a equipe pode se separar em duplas para cobrir a maioria dos cômodos em menos tempo, localizando o fantasma de maneira mais rápida.

Para isso, o jeito mais recomendado é usar o termômetro para detectar a área mais fria do local, geralmente a menos de 10ºC. Assim que encontrar um cômodo assim, é ali que o fantasma está.

Sabendo a localização, é hora de acionar os equipamentos para coletar as evidências. Uma boa tática é já jogar o leitor de EMF e o caderno de escrita fantasma no chão, posicionando a câmera de vídeo com tripé na direção dos itens — assim, será possível observar as duas possíveis evidências direto do furgão, sem precisar voltar tanto ao local.

Com tudo no lugar, é hora de fazer testes mais específicos e prestar atenção com as atividades do fantasma. Ao todo, há seis tipos de evidências que vão sendo eliminadas conforme os equipamentos são testados. São elas:

  • Temperatura baixa: conta apenas quando o local em que o fantasma está bater menos de 0ºC
  • Orbe fantasma: um orbe é um poro invisível e, para enxergá-lo, é preciso posicionar uma câmera de vídeo na área e observar a imagem capturada do furgão (não esqueça de deixar as luzes apagadas ou não conseguirá ver nada)
  • EMF Nível 5: conta quando o leitor de EMF (campo eletromagnético) alcança nível máximo — ou seja, liga todas as cinco luzes do aparelho — ao detectar uma atividade do fantasma
  • Escrita fantasma: conta quando o fantasma escreve no livro deixado pelos jogadores no local
  • Impressões digitais: elas são invisíveis a olho nu, então é preciso usar uma lanterna UV para procurar por marcas de mão em portas, maçanetas, gavetas, armários e corpos
  • Spirit Box: conta quando o jogador consegue se comunicar com o fantasma com uma Spirit Box, um pequeno aparelho que parece um rádio; vale destacar que não é preciso ficar com ele na mão, basta acioná-lo com o botão direito do mouse e jogá-lo no chão para chamar o fantasma pelo nome (não é preciso dizer o sobrenome)

O ataque dos fantasmas

Tentar coletar evidências não é tão simples, já que o fantasma não ficará apenas quietinho esperando para bater um papo. Ele tem um modo chamado “Caçada”, em que ataca a equipe para tentar matar um jogador.

Quando a entidade está agressiva, as luzes começam a piscar, há barulhos paranormais e todas as portas de saída são trancadas.

Há algumas maneiras de tentar evitar a morte quando isso acontece, como desligar a lanterna, se esconder e ficar totalmente em silêncio (porque a entidade vai ouvir qualquer som do microfone dos jogadores).

Também é possível usar um crucifixo para “anular” a caçada, jogando-o no chão ou apenas apontando para o fantasma. Mas o item pode ser usado apenas duas vezes, sumindo automaticamente ao perder seu efeito.

Há fantasmas que apenas trocam de alvo com o crucifixo, então fique atento!

No entanto, tenha em mente que nem sempre essas precauções vão funcionar porque há criaturas mais agressivas que outras. A melhor estratégia é estudar o comportamento dele e agir com muita cautela e paciência.

O nível de sanidade dos jogadores também é importante para evitar a morte. Há um painel no furgão que mostra a lucidez da equipe, que diminui a cada interação com o fantasma. Se ela estiver abaixo de 30%, o jogador já pode ser morto. É possível aumentá-la com pílulas, que são adquiridas na sala de espera, antes da partida.

Além disso, nunca fale que está com medo ou solte palavrões. Isso só vai irritar o fantasma e te transformar em uma presa mais fácil, como foi apontado por um usuário que verificou o código do jogo (veja aqui).

O mapa fica totalmente azul para o jogador que morrer, mas ainda é possível ver os amigos e até o fantasma

Morrer significa que você foi eliminado da partida. Ainda é possível andar pelo mapa, mas já não pode se comunicar com a equipe ou usar itens. Você também perde tudo que levou para a partida, mas existe o “Seguro” que diminui o impacto dessa perda.

Se outro jogador fotografar o cadáver do amigo, o seguro será acionado e até 50% do custo dos itens levados serão recuperados — no entanto, a porcentagem varia de acordo com a dificuldade, chegando até a zero no modo mais difícil.

Dinheiro extra

Fazer dinheiro em Phasmophobia é um pouco complicado, então toda graninha extra é bem vinda — e a melhor maneira para isso é usando a câmera fotográfica.

Tirar fotos de evidências e detalhes paranormais sempre rendem uma boa quantidade de dólares, que podem ser usados na sala de espera para a compra de mais itens.

Cada câmera tem apenas cinco espaços vazios, então tente levar mais de uma em cada partida. Sempre fique atento para fotografar as seguintes evidências:

  • Impressões digitais
  • Qualquer tipo de interação com o fantasma
  • O próprio fantasma
  • Tabuleiro Ouija
  • Uma boneca voodoo (aparece apenas no mapa da fazenda)
  • O cadáver de um dos jogadores
  • Ossos
  • Água suja na pia
  • EMF no nível 5
  • Caderno com escrita fantasma
  • Sal mexido pelo fantasma

Não deixe de conferir no diário — que é aberto com a tecla “J” — se a foto foi registrada corretamente ou ela não dará dinheiro ao final da partida.

O jogo sofre de bugs simples, então se agache e se aproxime bem dos itens antes de fotografar para garantir o registro

Por fim, é recomendado para os jogadores mais apressados em fazer dinheiro que aumentem a dificuldade o jogo, que são: Amador, Intermediário e Profissional. A principal diferença entre eles é que o jogo fica mais dinâmico e a quantidade de dinheiro ganha aumenta em modos mais difíceis.

No momento, Phasmophobia está disponível apenas para PC.

Mais notícias