Padrão WebAuthn é aprovado e promete uma internet sem senhas no futuro

Procedimento será mais seguro que o atual

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Padrão WebAuthn é aprovado e promete uma internet sem senhas no futuro

O W3C, o World Wide Web Consortium, é a principal instituição que padroniza processos, formatos e estilos para conteúdos da internet. O consórcio é formado por empresas, ONGs e órgãos governamentais do mundo todo.

Os membros do W3C acabaram de aprovar o uso da tecnologia WebAuthn, um novo padrão de autenticação, que promete uma web sem senhas no futuro. Em comunicado oficial enviado à imprensa, o órgão aponta que o novo procedimento é mais seguro do que os métodos usados atualmente para a proteção de contas internet afora, já que não é suscetível a vazamentos de dados ou ataques pishing.

A tecnologia WebAuthn é uma API que faz a comunicação de um site com um dispositivo de segurança único. O dispositivo em questão pode ser um periférico USB simples ou até mesmo um sistema complexo de verificação biométrica, que, ao ser plugado no computador, permite a autenticação rápida e simples da entrada do usuário em um determinado sistema.

Ainda não se sabe como as empresas vão aderir ao WebAuthn, e nem como os dispositivos serão fabricados e vendidos, mas os principais navegadores do mercado já estabeleceram compatibilidade com a tecnologia. Mais novidades devem chegar em breve.