Criador de Outer Range fala sobre mistura de faroeste e ficção científica na série

Produção é original do Amazon Prime Video

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Criador de Outer Range fala sobre mistura de faroeste e ficção científica na série

Com tantas séries sendo lançadas semanalmente por plataformas de streaming e canais de TV, é um desafio inovar e levar algo diferente para o público. Essa é a proposta ousada de Outer Range, série original do Amazon Prime Video criada por Brian Watkins e estrelada por Josh Brolin.

Na trama, Royal Abbott (Brolin) é um fazendeiro que luta por sua terra e família, até que descobre uma misteriosa cratera dentro de sua propriedade. Em meio ao mistério, ele precisa lidar também com os Tillersons, proprietários do rancho vizinho, que tentam um esquema para tirar suas terras.

Ainda que o tema de faroeste já tenha sido explorado à (quase) exaustão na cultura pop, o que chama a atenção no caso de Outer Range é a mistura improvável com ficção científica. Em entrevista ao NerdBunker para divulgar a produção, Watkins afirmou que grande parte da inspiração para a série veio de experiências próprias:

“Cresci no Colorado, no oeste dos EUA, e considero que lá era um lugar cheio de maravilhas e coisas estranhas. É o tipo de lugar em que você pode andar até o final de uma plantação e sentir que está encarando um outro mundo. A partir disso, surgiu uma história na minha cabeça, sobre um fazendeiro que encontra um buraco vazio gigantesco em sua propriedade. E esse buraco começa a canalizar eventos catastróficos, e expor os vazios internos dele e de sua família. Isso se tornou a série.”

Imagem de Outer Range
Royal Abbott (Brolin) encontra uma cratera misteriosa

Para o criador e showrunner do seriado, esse toque pessoal fez toda a diferença, especialmente para criar algo inovador em termos narrativos:

“Essa é uma história muito pessoal para mim, mas costumo dizer que a parte de ficção científica da série não é algo extraterrestre, é algo da Terra, do solo. Acho o mundo um lugar cheio de curiosidades. Não precisamos olhar muito além do nosso quintal para descobrir outros mundos. Essa é uma história sobre pessoas comuns lidando com o desconhecido. Sempre penso que há uma questão do quanto de si mesmo é possível colocar nas páginas. São essas obras que considero mais originais. Espero que essa seja a direção que nosso conteúdo está tomando, com coração e significado”.

Um cowboy em Hollywood

Josh Brolin em Outer Range
Josh Brolin em Outer Range

Se Brian Watkins levou muito de sua experiência pessoal para o set de Outer Range, o mesmo aconteceu com Josh Brolin, protagonista do seriado, que também assina como produtor executivo.

Em entrevista ao NerdBunker, Brolin afirmou que se sentiu muito à vontade durante as gravações, especialmente porque ele próprio cresceu em um rancho na Califórnia:

“Eu tinha 65 cavalos e precisava alimentá-los todos os dias de manhã. Era um saco [risos], mas tive essa experiência de crescer ao redor de uma mentalidade simples. Há um tipo estranho de contraste em como as pessoas de outros lugares têm essa imagem de um ‘super-homem forte’ do interior. Essa não foi a minha experiência. Para mim, o faroeste evoca um tempo mais simples. Pelo menos nas aparências, há uma integridade ao fazer algo. Quando você faz algo errado, há uma consequência imediata.”

Sobre a mistura de temas da série, Brolin acredita que cada fã que assistir Outer Range terá uma experiência diferente – e isso é positivo:

“Acho que há algo libertador em trazer elementos de ficção científica [para uma série de faroeste], porque deixa as possibilidades abertas. Você não consegue evitar ser inovador, para o bem ou para o mal. Não dá para saber como as pessoas vão reagir, está fora das nossas mãos e, na verdade, não importa. [Mas] é legal ouvir que a série surpreendeu porque, quando você está dentro daquele contexto, você se perde um pouco navegando pela história e pela dinâmica, tentando fazer tudo se encaixar”.

Imagem de Outer Range
Imogen Poots também está no elenco, como a misteriosa Autumn

Outer Range também marca a primeira experiência de Brian Watkins em uma série de TV, e ele elogiou o formato e a liberdade proporcionadas por plataformas de streaming, como o Amazon Prime Video:

“Plataformas de streaming têm uma ótima oportunidade de contar qualquer tipo de história, com vários formatos de distribuição. A Amazon foi uma parceira incrível, especialmente em assumir um grande risco com essa série, que é muito diferente em vários momentos. Sou muito grato por isso.”

Também com Imogen Poots, Lili Taylor e Tom Pelphrey no elenco, Outer Range estreia no Amazon Prime Video em 15 de abril.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1