Favorito do ano, Will Smith recebeu o primeiro Oscar da carreira como Melhor Ator por King Richard. A entrega da estatueta ocorreu pouco depois de Smith brigar ao vivo no palco com o comediante Chris Rock. O astro foi às lágrimas em discurso emocionado, no qual falou sobre as relações entre a própria vida e o personagem do filme, além de se desculpar com a Academia.
No filme, Smith vive o treinador Richard Williams, pai da atleta Serena Williams. Apesar de não mencionar diretamente o incidente com Rock, ele declarou:
“A vida imita a arte. Eu pareço ser um pai maluco, assim como julgaram Richard Williams. Mas nós fazemos loucuras por amor.”
Ele completou dizendo que "somos obrigados a ser desrespeitados e fingir que está tudo bem." Ele ainda pediu perdão aos membros da Academia e brincou: "Espero que nos convidem novamente."
O ator deu um tapa no rosto de Rock após o comediante fazer uma piada com a alopecia de Jada Pinkett Smith. A condição causa a queda capilar e é o motivo pelo qual a atriz, hoje em dia, aparece de cabeça raspada. Smith subiu ao palco, esbofeteou Rock e saiu falando um palavrão para o colega.