Joaquin Phoenix era um dos grandes favoritos na categoria de Melhor Ator no Oscar 2020 por sua atuação em Coringa e, mesmo com o favoritismo, não deixou de se emocionar ao receber o prêmio.
Em seu discurso, o ator agradeceu e também falou sobre "dar voz aos que não têm voz", além de falar sobre direitos animais e meio ambiente. Phoenix também agradeceu aos presentes, dizendo que muitos ali deram a ele "uma segunda chance", mesmo que ele tenha sido uma pessoa difícil de lidar no passado.
"Acho que é quando estamos em nosso melhor, quando nos apoiamos, e não quando cancelamos uns aos outros por erros do passado, mas quando nos ajudamos a crescer, quando educamos uns aos outros, quando guiamos uns aos outros para a redenção. Isso é o melhor da humanidade", afirmou. O ator encerrou seu discurso com uma citação de seu irmão mais velho River Phoenix, que morreu de overdose aos 23 anos em 1993.
Phoenix é o segundo ator a receber um Oscar por interpretar o Coringa. Heath Ledger foi premiado postumamente em 2009 por sua versão do personagem em Batman — O Cavaleiro das Trevas.
Coringa estava indicado em 11 categorias, mas venceu apenas duas: Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora Original.
Parasita, filme sul-coreano do diretor Bong Joon-ho, foi o grande vencedor da noite, levando quatro prêmios incluindo o de Melhor Filme. Confira a lista completa de vencedores clicando aqui.