A última cerimônia do Oscar teve o pior desempenho de audiência de todos os tempos — ficando seis pontos abaixo da audiência de 2017. Para tentar reverter essa perspectiva negativa, os produtores da premiação estão tentando fazer diversas mudanças e uma delas é deixar a longuíssima cerimônia mais curta.
As alterações propostas pela Academia não foram bem recebidas pela indústria e a organização teve que voltar atrás diversas vezes.Esses contratempos fizeram com que a Academia não conseguisse atingir a meta de uma transmissão com menos de três horas. Ainda sim, o Oscar 2019 não terá as mesmas três horas e 53 minutos do ano passado. Em uma reportagem do New York Times, a produtora Donna Gigliotti admitiu que a transmissão será longa, mas não tão extensa quanto antes.
Apesar de todo o imbróglio com Kevin Hart, a falta de um apresentador deve ajudar a reduzir a duração do Oscar: Gigliotti prevê que o primeiro prêmio da noite será entregue com 6 minutos de transmissão — bem antes da marca dos 18 minutos do ano passado.
Outra forma que os produtores encontraram de encurtar é apresentar os indicados a Melhor Filme de forma mais concisa. Antes, o elenco do filme subia ao palco, discursava sobre suas respectivas obras e depois um longo clipe do filme era exibido. Nesse ano, famosos de fora da indústria cinematográfica vão apresentar esses indicados de forma mais breve — uma maneira de atrair um público maior para ver essas grandes figuras. A tenista Serena Willians vai apresentar o filme Nasce Uma Estrela e deve citar como as versões anteriores do clássico inspiraram sua carreira.
As tentativas anteriores
Para enxugar a duração, a Academia tinha anunciado que apenas duas das cinco músicas indicadas seriam apresentadas ao vivo (Shallow e All The Stars). A decisão recebeu críticas e a organização voltou atrás para incluir todos os indicados. Depois a produção decidiu cortar algumas categorias e apresentá-las nos comerciais. A decisão não deu certo e foi revertida depois de uma intensa campanha de cineastas contrários ao desligamento das categorias.
A cerimônia oficial do Oscar acontece em 24 de fevereiro de 2019.