Recentemente, o Twitter anunciou diversas mudanças polêmicas que entrarão em vigor em breve na rede social do passarinho, como a retirada dos selos de verificação antigos, votação em enquetes restrita a assinantes, entre outros.
As medidas priorizarão aqueles que se inscreverem nos programas de assinaturas pagos da plataforma. Mas afinal, o que é o Twitter Blue — e o Twitter Verified Organizations? Confira mais detalhes abaixo:
O que é o Twitter Blue?

Lançado em novembro de 2022, o Twitter Blue chegou em fevereiro de 2023 ao Brasil e é um serviço que oferece o tradicional selo azul da rede social de forma paga — antes, só era possível obter o selo via reconhecimento da própria plataforma.
Como anunciado na última sexta-feira (24), a Política de Verificação Herdada do Twitter deixará de existir a partir de 1º de abril, ou seja, os antigos selos deixarão de existir. Portanto, quem quiser o selinho azul terá que colocar a mão no bolso e se inscrever no Twitter Blue.
Além do selo, a assinatura também oferece outros recursos; confira alguns destaques:
- Editar um tweet original ou tweet com comentário em um prazo de 30 minutos;
- Desfazer tweets antes deles ficarem visíveis aos outros usuários;
- Diversas opções de cor para o tema do aplicativo;
- Número ilimitado de pastas de itens salvos para agrupar e organizar postagens;
- Autenticação de duas etapas via SMS;
- Tweets mostrados na aba “Para você”;
- Conseguir votar em enquetes.
O Twitter Blue está disponível para web, iOS e Android. Os recursos variam de acordo com a plataforma.
Como funciona o Twitter Blue?

Caso você tenha interesse, é importante compreender como funciona o Twitter Blue. Afinal, existem alguns requisitos para assinar o serviço e obter o selo azul na sua conta. Vamos aos critérios:
- Ter uma conta no Twitter com nome de exibição e foto de perfil;
- Sua conta precisa ter sido movimentada nos últimos 30 dias e criada há mais de 30 dias;
- Seu perfil deve ter um celular confirmado;
- Você não pode ter feito alterações recentes na foto do perfil, nome de exibição ou nome do usuário nos últimos 3 dias;
- Sua conta não deve ter sinais de ser enganosa ou mal-intencionada, o que, conforme o Twitter, significa "não assumir a identidade de pessoas, grupos ou organizações com a intenção de iludir";
- Seu perfil não deve ter sinais de envolvimento em manipulação da plataforma e spam.
Após esta análise, se tudo estiver bem, o usuário poderá receber o selo azul. Ainda segundo o Twitter, alterações na foto do perfil, no nome de exibição ou no nome do usuário resultarão na perda temporária do selo azul até que as informações sejam novamente validadas pela rede social. Não é permitido mudar esses itens durante o período de revisão.
Segundo o CEO do Twitter Elon Musk, o Twitter Blue conta com recursos para combater “a alta quantidade de robôs de Inteligência Artificial avançados que estão tomando conta [da plataforma].” Contudo, ainda restam dúvidas se a assinatura terá eficácia, dado que definir a má-intenção de um perfil é algo complexo. Além disso, fora do alcance do selo azul, spams e má-intenções devem continuar tranquilamente.
Como assinar o Twitter Blue?
Para quem quer assinar, o plano pago do Twitter cobrará, mensalmente, R$42 para assinatura web e R$ 60 pela assinatura para Android ou iOS. Já em relação aos planos anuais, o Twitter Blue custará R$ 440 para assinatura web e R$ 629 pela assinatura para Android ou iOS.
Vamos ao passo a passo para os interessados de plantão!
Passo 1: na lateral esquerda do Twitter, clique no ícone do Twitter Blue;

Passo 2: em seguida, selecione a opção de assinatura desejada e clique em “Inscrever-se” (como mostra a imagem abaixo);

Passo 3: para finalizar, você será direcionado a uma nova página, em que deve preencher os seus dados de pagamento. Pronto!

E o Twitter Verified Organizations?

Além do Twitter Blue, o Twitter está trabalhando em outra opção de assinatura focada em empresas. Trata-se do Twitter Verified Organizations. O serviço está em “Acesso Antecipado” e exigirá o investimento — bota investimento nisso — de R$ 5.300 por mês para ter um selo dourado ou cinza (perfis do governo). É possível adicionar contas afiliadas a empresa — que também receberão selos — por mais R$ 260 mensais por cada perfil.
As contas com a assinatura ou as afiliadas terão os benefícios do Twitter Blue. Você pode inscrever a sua empresa no Twitter Verified Organizations em alguns países específicos — a lista inclui o Brasil. Confira!
Fontes: Twitter Blue, Como receber o selo e Twitter Verified Organizations