A Neuralink, empresa que tem Elon Musk como um dos fundadores, está se preparando para implantar chips em cérebros humanos (via The Guardian).
A empresa está em busca de um diretor para começar os testes clínicos em pessoas. A informação foi descoberta com a divulgação da vaga, que diz:
“Como diretor dos testes clínicos, você estará ao lado de alguns do médicos e engenheiros mais inovadores do mundo, além de trabalhar com os primeiros participantes dos testes clínicos da Neuralink.”
Tal tecnologia já foi testada em um macaco e em uma porca e, segundo Musk, pode ajudar a recuperar os movimentos de pessoas tetraplégicas:
"Esperamos ter isso nos nossos primeiros testes humanos, que serão feitos com pessoas que possuem lesões graves na medula espinhal, como tetraplégicos, etc. (...) Acho que temos uma chance, com o Neuralink, de restaurar as funções do corpo inteiro em alguém com lesões na medula espinhal. O Neuralink funcionou bem em macacos, e estamos atualmente fazendo muitos testes para garantir que ele é confiável e pode ser removido com segurança."
A companhia divulgou anteriormente um vídeo que mostra o macaco Pager jogando ping-pong com o auxílio da tecnologia. Confira abaixo:
O The Guardian afirma que, além do diretor, a empresa está em busca de um coordenador de testes clínicos, para gerir a equipe e ficar em contato com as agências reguladoras.
- Elon Musk confirma que o Tesla Cybertruck foi adiado para 2022
- Jeff Bezos contesta Nasa sobre viagem à lua da SpaceX, e Elon Musk ironiza no Twitter
Apesar da divulgação das vagas, ainda não há previsão de quando os testes realmente começarão.