Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Netflix vai reduzir cenas com cigarros em séries originais após críticas a Stranger Things
Séries, TV e Streaming

Netflix vai reduzir cenas com cigarros em séries originais após críticas a Stranger Things

"Reconhecemos que fumar é prejudicial e quando retratado positivamente nas telas pode influenciar negativamente pessoas jovens"

Marina Val
Marina Val
04.jul.19 às 17h21
Atualizado há quase 6 anos
Netflix vai reduzir cenas com cigarros em séries originais após críticas a Stranger Things

As cenas com cigarros em séries da Netflix ficaram mais frequentes a cada temporada, de acordo com o grupo antitabagista Truth Initiative.

Segundo o relatório, a segunda temporada de Stranger Things teve um aumento de 44% de cenas mostrando pessoas fumando em relação à temporada de estreia, passando de 182 para 262.

Outras séries populares entre pessoas entre 15 e 24 anos também tiveram aumentos em relação ao ano anterior, como a quarta temporada de Unbreakable Kimmy Schmidt (passando de 9 para 292) e a sexta temporada de Orange is the New Black (de 45 para 233).

Gráfico da Truth Initiative comparando a retratação de cenas com pessoas fumando nas séries

Após a publicação do estudo, a Netflix declarou que a partir de agora, todas as séries e filmes com classificação indicativa para menores de 14 anos não vão mais mostrar pessoas fumando ou cigarros eletrônicos, exceto por "razões históricas ou factuais" ou caso seja "essencial para a visão criativa do artista ou por ser definidora do personagem (historicamente ou culturalmente importante)."

Em uma nota emitida à Variety, a Netflix declarou:

Netflix apoia fortemente a expressão artística. Nós também reconhecemos que fumar é prejudicial e quando retratado positivamente nas telas pode influenciar negativamente pessoas jovens.

Além disso, ainda esse ano, a informação sobre fumo estará incluída como parte da classificação do serviço, da mesma forma que já existem avisos sobre conteúdo violento, por exemplo.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais