Netflix negocia para comprar cinema clássico de Hollywood

Compra colocaria a empresa em posição de prestígio com a indústria

João Abbade Publicado por João Abbade
Netflix negocia para comprar cinema clássico de Hollywood

Em mais um episódio do confronto travado entre Netflix, redes de cinemas e a possibilidade dos filmes da empresa concorrerem ao Oscar — o serviço de streaming começou negociações para comprar o mais antigo cinema de Hollywood em uma tentativa de se mostrar como parte da comunidade cinéfila. De acordo com informações do Deadline, a Netflix está tentando comprar o Egyptian Theatre por dezenas de milhões de dólares — ainda que um valor exato não tenha sido definido pelas partes. A compra auxiliaria a empresa a exibir seus filmes para a temporada de premiações e colocaria seu nome em posição de prestígio com a indústria ao financiar a preservação de um dos marcos do cinema americano.

Se a compra se concretizar, a Netflix operará o cinema com a ajuda da instituição não-lucrativa American Cinematheque (Cinemateca Americana), que já trabalhava com a programação do Egyptian Theatre antes das negociações. O streaming deve exibir seus filmes durante as noites de segunda a sexta, enquanto a Cinemateca continuará com sua programação de sessões especiais, palestras e festivais nos finais de semana. A Netflix só terá o fim de semana para si quando for fazer premières de grandes filmes.

O  Egyptian Theatre foi inaugurado em 1922 e realizou a primeira première de um filme em Hollywood. O cinema é todo decorado com arquitetura egipcia, incluindo decoração no teto e nas paredes. A construção foi feita pelo showman Sid Grauman e demorou 18 meses para ser construído. Pela arquitetura exótica e por ter sido palco de vários eventos importantes, o cinema se tornou queridinho dos cinéfilos e desde de 1998 é operado pela Cinemateca, que celebra filmes e organiza a mais famosa mostra de filmes noir no mundo.

As negociações coim o cinema ainda vão demorar, já que o Egyptian Theatre precisa resolver pendências de permissões com a prefeitura e mais.