Na madrugada desta quarta-feira (14), o físico teórico, estudioso e cosmólogo britânico, Stephen William Hawking morreu aos seus 76 anos. Sua influência no ramo da ciência e na cultura pop é inegável e marcante, por isso sua passagem provocou reações ao redor do mundo.
O astrofísico Neil deGrasse Tyson conheceu Hawking por alguns anos de sua vida e recebeu a notícia de seu falecimento dizendo que a passagem do britânico cria um "vácuo intelectual" no mundo. Ele diz:
"Sua morte deixou um vácuo intelectual por aqui. Mas não deixou vazio. Pensa como um tipo de vácuo de energia que permeará o tecido espaço-tempo que desafia a medida. Stephen Hawking, RIP 1942-2018."
Já a atriz Zoe Saldanha, de Avatar e Star Trek, agradeceu ao estudioso e escritor por ter compartilhado tanto conhecimento importante em sua breve estadia na Terra. Ela escreve no Twitter:
"Adeus a uma mente brilhante. Obrigado por ser tão generoso com seu conhecimento no curto período de tempo que você teve conosco"
A cantora de música pop, Katy Perry relembrou que a morte do físico aconteceu no "Dia do Pi" (3/14) e desejou paz a Hawking:
"tem um grande buraco negro no meu coração horas antes do dia do Pi. Fique em paz Steven Hawking... Vejo você em uma próxima"
De Silicon Valley e do indicado ao Oscar Doentes de Amor, Kumail Nanjiani prestou tributo ao lendário cientista dizendo que ficou triste com a notícia e recomendando a leitura da grande obra de Hawking — Uma Breve História do Tempo, um livro que, segundo Nanjiani, fará você se sentir inteligente e estúpido ao mesmo tempo.
"RIP Stephen Hawking. Genuinamente triste em ouvir isso. Se você não leu Uma Breve História do Tempo leia, vai fazer você ver ver o mundo de uma forma mais incrível e estranha. Também vai fazer você se sentir inteligente e estúpido de uma só vez."
O ator Macaulay Culkin, conhecido por suas performances mirins em Esqueceram de Mim, recebeu a notícia do falecimento com pesar, mas brincou ao dizer que Hawking é seu personagem favorito de Os Simpsons. O cientista já fez inúmeras participações especiais na série animada — sempre com uma postura ácida.
"Acabei de ouvir sobre o falecimento do Stephen Hawking. Ele era um gênio e também meu personagem favorito de Os Simpsons. Vamos sentir sua falta, cara."
O elenco de The Big Bang Theory também relembrou a participação especial do cientista no programa e agradeceu por todo o legado e pelos momentos divertidos que viveram no set de gravações da série da CBS.
"Foi uma honra trabalhar com o incrível Stephen Hawking. Ele fez a gente rir e nós fizemos ele rir. Sua vida e carreira foi tema em muitos episódios de The Big Bang Theory e estamos gratos por isso. Vamos sentir sua falta no mundo, mas estamos agradecidos pelo conhecimento e coragem que você deixou nos nossos caminhos. Obrigado por ser uma inspiração para todo mundo!"
A agência espacial norte americana, a NASA, homenageou o grande ícone relembrando da frase que Hawking disse aos astronautas em sua visita a estação espacial: "Que você continue voando como o Superman na micro-gravidade"
Vamos relembrar Stephen Hawking, o renomado fisicista e embaixador da ciência. Suas teorias desbloquearam um universo de possibilidades que nós estamos explorando. Que você continue voando como o Superman na micro-gravidade como você falou aos nossos astronautas, em 2014, na estação espacial
Theresa May, a primeira ministra da Inglaterra — país de origem de Hawking —, condecorou o astrofísico ao dizer que ele foi um dos maiores cientistas dessa geração e que seu legado nunca será esquecido:
Stephen Hawking foi uma mente brilhante e extraordinária, um dos maiores cientistas dessa geração. Sua coragem, humor e determinação para conseguir o máximo da vida foi uma inspiração. Seu legado não será esquecido.
Por fim, o ator Eddie Redmayne, que venceu o Oscar por sua interpretação do jovem Hawking no longa A Teoria de Tudo, de 2014, prestou suas homenagens e disse que o físico foi a pessoa mais divertida que ele já conheceu.
Perdemos uma mente realmente bonita, um cientista surpreendente e o homem mais divertido que eu tive o prazer de conhecer. Meu amor e meus pensamentos estão com essa extraordinária família.
Hawking foi um dos físicos mais brilhantes de todos os tempos. Seu trabalho em física teórica e cosmologia lhe rendeu mais de 12 prêmios honorários, o título de Comandante da Ordem Britânica e de Professor Lucasiano Emérito da Universidade de Cambridge, posto que já foi ocupado por Isaac Newton e Charles Babbage, um dos pais da computação.
Aos 21 anos, o físico foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica — doença degenerativa que causa a morte dos neurônios de controle motor; os médicos, na época, disseram que Hawking teria uma expectativa de vida de 2 anos. Ele superou as expectativas e viveu mais 52 anos.