A NASA anunciou uma reestruturação interna, com a criação de duas novas diretorias que terão um foco maior nas missões para Lua e Marte.
Segundo o comunicado oficial, o movimento separa a Human Exploration and Operations Mission Directorate (Diretoria de Exploração Humana e Operações de Missões, em tradução livre) em duas novas divisões: a Exploration Systems Development Mission Directorate (Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas e Exploração, em tradução livre) e a Space Operations Mission Directorate (Diretoria de Missões e Operações Espaciais, em tradução livre). A agência afirma que as duas novas divisões terão foco na abordagem das explorações da Lua e Marte nos próximos anos.
Jim Free vai comandar a Exploration Systems Development Mission Directorate, também chamada de ESDMD, e desenvolver sistemas para a missão Artemis, com o objetivo de abordar as missões à Lua e Marte de maneira integrada.
"Estou empolgado em voltar para a NASA. Trabalhando ao lado dos colegas da diretoria de Missões e Operações Espaciais, teremos foco em garantir o sucesso das missões da Artemis em curto prazo, enquanto definimos um caminho claro para a exploração humana de Marte, que está no horizonte", afirmou Free no comunicado.
Já a Space Operations Mission Directorate será comandada por Kathy Lueders, com foco em lançamentos e operações espaciais, incluindo a Estação Espacial Internacional, a comercialização da órbita terrestre baixa e, eventualmente, sustentar operações ao redor da Lua.
- Ator de Star Trek está ajudando a NASA a detectar asteroides
- NASA confirma que Marte teve milhares de erupções vulcânicas
A notícia chega poucos dias após a SpaceX completar com sucesso sua primeira missão tripulada 100% por civis. Com a reestruturação, a NASA pretende ficar na frente na exploração espacial, incluindo a expansão econômica da órbita baixa da Terra.