A Nokia foi escolhida pela NASA para construir uma rede de internet sem fio na Lua.
O acordo prevê que a empresa finlandesa vai desenvolver e implementar uma rede capaz de suportar tecnologias 4G/LTE na superfície lunar, com planos de atualizá-la para uma rede 5G no futuro.
A ideia é que a rede sirva como uma base para as comunicações essenciais no satélite, funcionando para transmitir dados de aplicativos como o "controle das sondas lunares, navegação em tempo real da geografia lunar e transmissão de vídeo em alta definição". As informações são do Twitter da Bell Labs, divisão de inovação da Nokia.
A empresa tem como objetivo desenvolver uma rede que suporte climas extremos e pousos na superfície da Lua, que podem causar tremores e outros tipos de situações. A instalação será feita de forma remota, com a ajuda da Intuitive Machines, que também está trabalhando com a NASA em outras soluções de hardware e software para viabilizar a permanência de pessoas no satélite.
O investimento para a criação da rede é de US$ 14,1 milhões, segundo postagem no site oficial da NASA.
A implementação de comunicações faz parte da iniciativa Tipping Point, que financia o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos para o programa Artemis, que vai levar uma mulher e um homem à Lua em 2024 (saiba mais). Depois disso, há planos para estabelecer uma base lunar até 2028, e para estabelecer meios de vida sustentáveis até 2030.