A NASA acaba de confirmar que a sonda Perseverance já recolheu a primeira amostra de solo marciano que será enviada de volta para a Terra!
A rocha foi coletada no dia 2 de setembro, mas a equipe aguardou alguns dias para ter certeza que tudo estava certo com a coleta antes de anunciar para o mundo o feito. No sábado (5), as condições de iluminação no planeta vermelho estavam mais favoráveis e foi possível afirmar com certeza que estava tudo certo.
O anúncio então foi feito no
"Consegui! Com uma iluminação melhor no tubo você pode ver que o núcleo de rocha que coletei ainda está lá. A seguir, vou processar esta amostra e selar o tubo."
Esse ainda é apenas o primeiro passo na jornada da Perseverance. A ideia é que, nos próximos anos, a sonde colete mais algumas dezenas de amostras na cratera Jazero para que os cientistas na Terra possam analisá-las e descobrir mais sobre a história de Marte, até se, potencialmente, existiu alguma forma de vida no local.
Posteriormente, outro equipamento será enviado para Marte para recolher todas as amostras e enviá-las de volta para o nosso planeta.
Entretanto, isso ainda vai demorar um bocado, já que a construção do rover que vai recolher os tubos com solo marciano ainda nem começou. Ele só deve chegar a Marte em 2026 e a a previsão é que as amostras coletadas cheguem ao destino na Terra em 2030.
Caso tudo ocorra conforme o planejado, seria a primeira vez que humanos recolhem materiais de outro planeta.
Para mais informações e imagens, confira o site oficial da missão.