A compra da Activision Blizzard pela Microsoft se tornou uma jornada e tanto, mas pode chegar ao fim nos próximos dias. A empresa do Xbox acredita que o acordo de aquisição pode ser finalmente concluído na próxima semana.
A informação vem de uma "fonte próxima ao assunto" que conversou com o The Verge. Segundo essa pessoa, a Microsoft espera anunciar oficialmente a compra na próxima sexta-feira, 13 de outubro.
Apesar da previsão, a Autoridade de Concorrência e Mercado do Reino Unido (CMA) ainda precisa aprovar, em definitivo, a compra da Activision Blizzard. O órgão regulador de mercado havia aberto uma consulta até hoje, 6 de outubro, e deve publicar sua decisão final em breve.
O prazo final para o acordo de aquisição ser firmado oficialmente entre a Activision Blizzard e a Microsoft é dia 18 de outubro. Caso nenhuma surpresa aconteça de última hora, a CMA é um dos últimos grandes obstáculos para que essa batalha mercadológica termine.
No entanto, vale lembrar que a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) ainda está apelando judicialmente do resultado da audiência que negou uma liminar contra a compra da Activision Blizzard. Além disso, a agência reguladora de mercado dos EUA ainda pode retomar seu próprio processo administrativo contra a Microsoft.
Os resultados disso podem surgir a partir do início de dezembro.
- Phil Spencer lamenta vazamentos da Microsoft: “Muita coisa mudou”
- Capcom diz que recusaria proposta de compra pela Microsoft
O acordo de compra entre a Activision Blizzard e a Microsoft é avaliado em US$ 69 bilhões, ganhando o título de maior proposta do mercado de jogos eletrônicos em toda a história. Nos últimos anos, as decisões dos reguladores de mercado se tornaram muito importantes nesse processo de aquisição, pois a fusão das empresas poderia alterar gravemente a cultura e livre competição na indústria de games.
Um dos principais exemplos é a franquia Call of Duty, uma das mais populares do mundo, que poderia se tornar exclusiva do Xbox — possibilidade que gerou grande oposição vinda das concorrentes da Microsoft.
Fique ligado por aqui para saber os próximos capítulos desse grande caso. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.
Fonte: The Verge