Microsoft explica porque Final Fantasy XIV não está no Xbox

MMO está disponível no PC e plataformas PlayStation

Guilherme Jacobs Publicado por Guilherme Jacobs
Microsoft explica porque Final Fantasy XIV não está no Xbox

Um dos melhores recursos de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, MMO da franquia de RPGs japonesa disponível para PC, PlayStation 3 e PlayStation 4, é a possibilidade de jogar com pessoas de outras plataformas. Algo que não rola com Xbox porque, bom, o jogo não está disponível lá.

Falando ao IGN, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft, explicou porque o jogo não está nas plataformas da empresa. “São negócios,” ele afirmou, dizendo que não podia entrar em muitos detalhes. “Conforme cresci nesse cargo e tenho aprendido sobre essas exclusividades com third-parties – e vocês podem ver nós fazendo isso cada vez menos – descobri que é algo de que não sou um grande fã.”

Spencer deixa a entender que isso é fruto de um acordo entre a Sony e a Square Enix, algo que vai contra o que a Square falou ao RPG Site em 2013. Naoki Yoshida, diretor do jogo, explicou na época que o MMO não seria lançado nas plataformas Xbox por causa de políticas da Microsoft contra compartilhar sua rede online.

Yoshida afirmou que não queria dividir a comunidade, e nem impossibilitar jogadores do PC de jogarem com o mesmo personagem no Xbox, algo que também não seria possível, já que a Microsoft não permite compartilhar a sua rede com outras plataformas.

Felizmente, parece isso está mudando, já que jogos como Project Spark, Gigantic e Fable Legends tem cross-play entre o Xbox e PC, mas apenas por causa do Windows 10. Títulos como Portal 2, que usam o Steam, continuam restritos a PC e PlayStation.