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Agência americana processa Microsoft para barrar compra da Activision Blizzard
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Agência americana processa Microsoft para barrar compra da Activision Blizzard

Deu ruim! FTC, dos Estados Unidos, acusa corporação de prática anticompetitiva; Dona do Xbox segue disposta a persistir no caso

Arthur Eloi
Arthur Eloi
08.dez.22 às 19h02
Atualizado há mais de 2 anos
Agência americana processa Microsoft para barrar compra da Activision Blizzard

Mesmo após meses se explicando para todas as agências reguladoras ao redor do mundo, a Microsoft encontrou mais problemas ao tentar finalizar sua compra da Activision Blizzard. A Federal Trade Commission, agência reguladora dos EUA, processou a empresa para tentar impedir a aquisição, alegando práticas anticompetitivas.

A informação foi divulgada em comunicado da própria FTC (via The Verge), que afirma que a Microsoft ganharia uma vantagem desigual em relação à Sony e Nintendo, caso a negociação fosse finalizada. Holly Hedova, a diretora do Departamento de Concorrência da agência, afirma em comunicado:

A Microsoft já demonstrou que pode e irá segurar conteúdo de seus rivais na indústria de games. Hoje, buscamos impedir que a Microsoft ganhe controle sob um estúdio independente de sucesso para atacar a competição em múltiplos mercados dinâmicos da indústria de games em rápido crescimento.

No caso, Hedova faz alusão ao fato de que a Microsoft havia alegado durante a compra da Bethesda de que não tornaria jogos e franquias da distribuidora em exclusivos da plataforma Xbox.

Pouco tempo depois daquela transação ter sido aprovada e finalizada, a empresa revelou que Starfield, novo jogo da Bethesda Games Studios (Skyrim, Fallout); Redfall, da Arkane Austin (Prey, Dishonored); e até o tão aguardado The Elder Scrolls VI seriam exclusivos do seu console. Para justificar, afirmou que não são projetos de grande porte, apenas “exclusivos médios”.

Essa virada repentina no caso da Bethesda deixou órgãos reguladores pelo mundo com um pé atrás, o que justifica as várias explicações que a empresa está tendo que dar para poder finalizar a compra. No meio dessa disputa, a Microsoft já reconheceu a qualidade dos exclusivos de ambos os seus competidores, e reforçou inúmeras vezes que franquias como Call of Duty se manteriam multiplataforma - chegando até a mandar termos de comprometimento para a Nintendo e Valve.

De qualquer forma, a FTC parece não ter comprado a história, e isso representa um grande obstáculo no caminho da Microsoft. Brad Smith, vice-presidente da corporação, deixou claro em comunicado ao The Verge que a empresa continuará tentando fechar esse acordo:

Continuamos acreditando que esse acordo expandirá a competição e criará mais oportunidades para os gamers e para os desenvolvedores de games. Desde o início estamos comprometidos em responder às preocupações da concorrência, incluindo até oferecer concessões propostas pela FTC.

Ainda que acreditamos em dar uma chance à paz, temos completa confiança em nosso caso, e aceitamos a oportunidade de apresentar nosso lado na corte.

Até o momento, poucos órgãos reguladores aprovaram a transação. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Brasil, está na curta lista de agências que já deram um ok para a continuidade do processo.

Dessa forma, a novela ainda vai longe, e a Microsoft seguirá batendo boca com governos do mundo e com seus competidores para enfim adquirir a Activision Blizzard, seus estúdios e franquias. Fique ligado no NerdBunker para mais reviravoltas dessa briga corporativa!

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