Call of Duty é um dos principais pontos de discussão no acordo de compra da Activision Blizzard pela Microsoft. No entanto, a agência de regulação de mercado do Reino Unido deu uma ideia para acabar com essa briga: deixar a franquia fora da negociação.
A CMA (Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido) publicou sua decisão provisória sobre a proposta de aquisição e, junto com os reguladores dos EUA e União Europeia, acredita que a compra como está acontecendo pode prejudicar a livre concorrência na região. Uma “renúncia parcial da Activision Blizzard” seria, então, uma solução para que a agência repensasse a aprovação.
As opções incluem:
- Vender a parte do negócio que cuida de Call of Duty
- Vender o segmento Activision da Activision Blizzard
- Vender os segmentos Activision e Blizzard separadamente

A CMA argumenta que Call of Duty pode se tornar parte importante do crescimento do streaming de games via nuvem, e a Microsoft poderia eliminar a concorrência tornando esses jogos exclusivos para seu serviço. Além disso, a rivalidade entre consoles não foi deixada de lado.
"Xbox e PlayStation competem estreitamente entre si no momento e o acesso ao conteúdo importante, como CoD, é uma parte importante dessa competição. Reduzir essa competição entre a Microsoft e a Sony pode fazer com que todos os jogadores vejam preços mais altos, alcance reduzido, qualidade inferior e pior serviço em consoles de jogos ao longo do tempo."
A Microsoft já reforçou seu compromisso futuro de manter Call of Duty em plataformas rivais caso o acordo seja fechado. Rima Alaily, vice-presidente corporativo e vice-conselheiro geral da oganização, também declarou que a empresa "está comprometida em oferecer soluções eficazes e facilmente aplicáveis que atendam às preocupações do CMA".
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A partir de agora, a CMA está solicitando respostas relacionadas a sua lista de sugestões até 22 de fevereiro. Respostas sobre a conclusão provisória podem ser enviadas até 1º de março e o relatório final da agência deve ser entregue até 26 de abril.
A negociação para a compra da Activision Blizzard é avaliada em US$ 69 bilhões, conquistando o título de maior proposta/aquisição da Microsoft e da indústria dos games em toda a história.